As tarifas sobre os vinhos europeus anunciadas por Donald Trump trouxeram mais uma preocupação para a região do Douro, que já se encontra bastante afetada pela crise no mercado dos vinhos. Os Estados Unidos são um dos principais destinos das exportações da região.
Andy e Cristy McGuiness, um casal do Alabama, são apaixonados pelos vinhos portugueses e foi justamente no Douro que foram surpreendidos com as últimas novidades de Trump.
A ameaça de aplicar tarifas de 200% aos vinhos europeus não surpreende a família, que não se revê nas políticas do presidente americano. Contudo, na região duriense, que tem nos Estados Unidos alguns dos seus melhores clientes, começam a surgir sinais de preocupação.
O mercado americano ocupa uma posição de destaque nas exportações dos vinhos portugueses do Douro. Se as tarifas forem aplicadas, será mais um golpe duro para um setor já em crise.
A Casa do Douro, que recentemente voltou a atuar ativamente, enfrenta mais um desafio com esta guerra comercial e já começa a pensar em novos parceiros económicos.
No ano passado, os Estados Unidos figuraram entre os cinco principais mercados de exportação de vinhos do Douro e do Porto, em termos de volume de negócios.