No ano passado, o salário médio da função pública aumentou 7,5% e ultrapassa agora os 2.200 euros. Já no setor privado, não só a subida foi inferior, como, em média, o ordenado não chega aos 1.500 euros mensais.
Desde 2016 que os salários médios do setor privado vinham a crescer mais do que aqueles que são pagos aos trabalhadores do estado, mas no ano passado, essa tendência inverteu-se.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), enquanto na função pública, em 2024, o aumento foi de 7,5%, comparado com os 6,2 pontos percentuais de 2023, no privado o salário cresceu menos em termos homólogos.
Os valores apurados pelo INE referem-se à remuneração bruta e apontam para que, no ano passado, o ordenado médio do setor público tenha sido de 2.234 euros, enquanto o dos trabalhadores do privado ficou pelos 1.482 euros. Significa isto, e tendo sempre em conta valores médios, que de 2023 para 2024, o ganho salarial foi de 86 euros no privado e de 156 euros na função pública.
Ainda assim, lembra o jornal Eco, que compilou estes dados, apesar de ter ficado aquém do que aconteceu na função pública, o aumento médio dos salários no setor privado acabou por ser superior ao valor que constava do acordo de concertação social.