Economia

Preço da botija de gás em Portugal é o dobro do que em Espanha

A botija de butano mais usada nas casas para cozinhar e tomar banho está à venda por pouco mais de 32 euros, o dobro do preço de referência. Mas em Coimbra, por exemplo, custa 37 euros. A DECO pede ao Governo que o baixe o IVA para 6%, como já acontece na fatura da eletricidade.

SIC Notícias

O preço da botija de gás em Portugal é o dobro de Espanha. Os impostos fazem o preço disparar para mais de 32 euros. Perante isto, a DECO pede ao Governo que o baixe o IVA para 6%, como já acontece na fatura da eletricidade.

Quase metade das famílias portuguesas depende do gás de botija. Estão distribuídas por 70% do território nacional que não tem acesso a gás canalizado.

Uma garrafa de gás de 13 quilos custa cerca de 16,40 euros. 1,26 por quilo, segundo a Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), que estabelece como referência.

Os preços de referência são calculados com base nos valores dos mercados internacionais e estão excluídos os custos de distribuição, a margem de comercialização e ainda os impostos sobre a margem.

A botija de butano mais usada nas casas para cozinhar e tomar banho está à venda por pouco mais de 32 euros, o dobro do preço de referência. Mas em Coimbra, por exemplo, custa 37 euros.

Em Espanha, onde o preço é regulado pelo Estado a cada três meses, a garrafa custa praticamente metade que em Portugal, como a SIC testemunhou no afinal do ano passado. Uma botija no país vizinho tinha como preço final pouco mais de 16 euros.

Por cá, o IVA é o principal imposto. Acresce também o ISP, mas a DECO alerta que o imposto sobre o valor acrescentado é o que deve baixar, como já acontece com a fatura da eletricidade.

A carga fiscal sobre o gás de botija é mais elevada em Portugal do que do outro lado da fronteira, mas a maior parte do que influencia o preço final é a margem de lucro das grandes distribuidoras.

Últimas