Economia

45 anos depois, Tupperware despede-se de Portugal: teme-se crise económica na região de Montalvo

O encerramento da empresa poderá abrir uma crise económica e social na região de Montalvo. Famílias inteiras dependiam destes postos de trabalho.

Luís Manso

Tomás Duran

Sandro Marques

A fábrica da Tupperware em Portugal encerra na quarta-feira e vai deixar cerca de 200 pessoas no desemprego. A unidade de Montalvo, em Constância, não resistiu à falência da casa-mãe, nos Estados Unidos.

Desde 1980, a Tupperware tem sido uma importante fonte de sobrevivência para os trabalhadores e para quem tem um negócio naquela região.

“Quando [os funcionários da Tupperware] entravam vinham beber café, quando saíam passavam para lanchar ou beber uma cerveja e agora já não há nada disso”, conta à SIC Fernanda Valente, funcionária de um café na aldeia de Rio de Moinhos, a três quilómetros da fábrica.

A Tupperware em Montalvo não resistiu à falência da casa-mãe, nos Estados Unidos, de quem dependia na totalidade.

Montalvo tem pouco mais de 1.200 habitantes. O encerramento da fábrica terá, por isso, um duro impacto económico e social na região.

O presidente da Câmara de Constância pediu ao Ministério do Trabalho e da Segurança Social apoio para os funcionários, de forma a que os direitos sejam salvaguardados e garantidos.

Últimas