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Nos anos de ouro da Tupperware, vender caixas de comida era uma festa

Tudo começou com Brownie Wise, uma verdadeira 'influencer' nos anos 50.

Bárbara Ferreira

Earl Tupper fundou a Tupperware em 1946, nos Estados Unidos, mas foi Brownie Wise a responsável por impulsionar as vendas ao domicílio nos anos 50.

Brownie Wise começou por receber várias vizinhas e fazer a demonstração e venda dos produtos em casa, em Detroit. A palavra foi espalhada até chegar aos ouvidos de Tupper.

Numa altura em que as vendas nos supermercados não estavam a correr bem, o fundador da marca decidiu apostar nas vendas ao domicílio e ofereceu um cargo de chefe de vendas a Brownie.

Se na altura as redes sociais já existissem, Brownie seria o equivalente a uma 'influencer'.

A moda das festas de Tupperware espalhou-se nos Estados Unidos e também chegou a Portugal. Tal como Brownie Wise fazia, tornou-se habitual uma mulher receber amigas e potenciais clientes na sua casa para mostrar e vender os produtos da marca.

Esta quarta-feira, a fabricante norte-americana anunciou que abriu falência. Há muitos anos que a marca não se encontrava numa situação financeira estável e a quebra nas vendas só veio piorar o cenário.

"Nos últimos anos, a situação financeira da empresa foi seriamente afetada por um ambiente macroeconómico desafiador", refere Laurie Ann Goldman, CEO da empresa, num comunicado.

Em abril de 2023, a marca já tinha anunciado que estava em risco de falência. Na altura, a empresa tentou renegociar os empréstimos. Desde 2022, ano em que o volume de negócios caiu para 1,3 mil milhões de dólares (menos 42% do que em 2017), que o grupo não publica as contas.

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