O apoio não é atribuído automaticamente, mas com as novas regras passou a poder chegar a mais pessoas. Com os rendimentos dos filhos a deixar de contar, há milhares que em junho passaram a ter direito ao Complemento Solidário para Idosos (CSI).
Em declarações à SIC, o Secretário de Estado da Segurança Social, Jorge Campino, avança que cerca de 25 mil pessoas podem agora vir a ser beneficiadas por este complemento.
Mas de junho para julho, o número de idosos que pediram e conseguiram o apoio não chega a um quarto dessa estimativa - foram menos de quatro mil.A ajuda não está a chegar a todos e, maioria dos casos, é por desconhecimento.
Pelas contas do Ministério do Trabalho, neste momento cerca de 145 mil pessoas beneficiam do Complemento Solidário para Idosos (CSI). Em julho receberam em média 231 euros. A subida do valor de referência fez, naturalmente, subir o valor do apoio.
Quem pode receber o CSI?
O Complemento Solidário para Idosos (CSI) é para quem recebe menos de 7.208 euros por ano. Dividindo esse valor 14 vai até 514 euros por mês.
Atenção que não contam apenas as reformas, já são considerados todos os rendimentos que tenha. Se por exemplo recebe renda de uma casa, ou reforma do estrangeiro, esse valor também entra no cálculo.
Se for casado ou vive em união de facto, o limite anual sobe para 12.614 euros. Ou seja, em média, cada um tem de receber menos de 450 euros por mês.
Estou a receber outro apoio social. Também tenho direito ao CSI?
Depende. Pode receber o Complemento Solidário para Idosos (CSI) e acumular com as Pensões de Invalidez e de Velhice, Pensão de Sobrevivência e com o Complemento por Dependência.
Como fazer o pedido?
Se achar que tem direito ao apoio, pode fazer o pedido presencialmente ou online.Pode ir à Segurança Social, pedir os formulários para o CSI, preencher e entregar. Passado um mês deve começar a receber.
Em alternativa, no"Guia Prático Complemento Solidário Idosos", uma espécie de explicador da Segurança Social, tem tudo o que precisa saber sobre o apoio, incluindo os links para descarregar os formulários.
Preenche diretamente, ou imprime, e entrega através da Segurança Social Direta. Se o pedido for aceite, começa a receber no mês seguinte.
Além do apoio financeiro e de deixar de pagar medicamentos com receita médica, a Complemento Solidário para Idosos (CSI) traz outros benefícios. Em Portugal, quase 70% dos beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) são mulheres.