Economia

Proprietários garantem que subida de preço do café para o consumidor é inevitável

Aumento do preço do café deve-se sobretudo à menor produção, às alterações climáticas e aos ataques dos Houthis no Mar Vermelho.

SIC Notícias

O preço do café tem aumentado desde o início do ano. Em junho, a subida do grão de café foi de 8,9% face ao mês anterior, o valor mais alto da última década.

Os portugueses já estão a pagar mais pelo café e isso deve-se sobretudo à menor produção, às alterações climáticas e aos ataques dos Houthis no Mar Vermelho.

À SIC, Humberto Martins, proprietário de uma pastelaria garante que o aumento se tem sentido, "principalmente desde o ínicio deste ano".

Desde janeiro, o café já "foi aumentado, pelo menos, duas vezes", garante Humberto Martins que se diz 'obrigado' a ter de aumentar o preço do café na sua pastelaria no próximo ano.

"Neste momento estou a vender o café a 0.80 cêntimos até ao final do ano, mas vamos ter aumentar por volta dos 0.10 cêntimos ", diz o proprietário que recorda que o último aumento significado no café na sua pastelaria, no Porto, foi há cerca de dois anos, depois da pandemia.

De acordo com a plataforma de comparação de preços do supermercado, cabaz.pt, o preço do café teve uma subida generalizada de mais de 1.34%.

Últimas