São cada vez menos os jovens a comprar ou arrendar casa. Segundo um estudo do observatório do imobiliário da Century 21, metade dos portugueses desiste de uma casa por causa do preço.
É necessário ter mais idade e estabilidade económica para poder ter casa. Em 2018, quem tinha mais de 50 anos representava 12% da procura. em 2024 quase duplicou (23%).
65% das pessoas mora em casa própria e, se em 2018 o principal motivo para desistir de comprar ou arrendar casa era não encontrar o que se procurava, atualmente o preço faz desistir mais de metade dos portugueses (55%).
Por outro lado, o número de quem recorre à venda da casa antiga para financiar a compra de uma nova subiu mais do dobro (12% para 25%) e a questão financeira está na base da troca.
Muitos querem mudar de cidade
São sobretudo as mulheres quem procura casa (68%) e famílias com duas ou três pessoas (58%).
Em 2024, há uma maior intenção de mudar de cidade (24% para 28%) e as preferência recaem cada vez mais em moradias isoladas (15% para 24%).
Ainda assim, os T2 e T3 continuam a ser as tipologias mais procuradas e para não esgotar o orçamento atribuído o preço real fica 4% abaixo do ideal. o mesmo com a renda
E é preciso muitas vezes ficar com menos espaço e fazer ajustes em termos de prioridades quanto às comodidades da casa e às valências da zona envolvente.
O estudo foi realizado pelo Observatório do Imobiliário da Century 21 através de 1.000 inquéritos online a residentes em Portugal.