Economia

Já soam os avisos: economia portuguesa vai abrandar este ano

Quando o Banco Central Europeu aumenta as taxas de juro para níveis altos, as consequências são menos crescimento, como se prevê para este ano, um aumento do desemprego, que Portugal já regista, e uma possível recessão.

João Tomás

Flávio Valente

A economia portuguesa vai abrandar este ano. O Banco de Portugal reviu em baixa as estimativas de crescimento económico e Portugal, assim como os restantes membros da Zona Euro, vai sentir as consequências do aumento dos juros.

O comportamento da economia vai depender também do Governo que sair das próximas eleições e das decisões políticas que tomar.

As previsões até são otimistas, mas não se sabe, para já, como vai Portugal resistir ao abrandamento das exportações e ao aumento do desemprego. Ainda assim, o país poderá evitar uma recessão técnica graças aos investimentos feitos pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A previsão do crescimento foi revista em baixo pelo Banco de Portugal, estando agora em 1,2%. É também o que estima a Comissão Europeia para os 20 países da moeda única.

Janeiro pode trazer um aumento da inflação, já que o primeiro mês do ano traz sempre novos aumentos dos preços, dos salários e das pensões.

Últimas