Economia

Saiba como brindar a 2024 de forma poupada

A carteira fica sempre mais “magra” no mês de dezembro, entre compras para o Natal, comida e presente, e o planeamento para a passagem de ano. No entanto, ficam aqui quatro dicas para entrar em 2024 mais consciente das suas finanças e onde poderá reduzir os custos.

Canva

SIC Notícias

O Compara Já dá quatro práticas a adotar para entrar com o "pé direito" do ponto de vista financeiro em 2024. A avaliação financeira, evitar compras supérfluas já é meio caminho andado para um brinde mais "descansado".

De acordo com o Compara Já, o final do ano é sinónimo de celebrações "extravagantes e gastos excessivos" e, por isso, quis acautelar os portugueses e fornecer quatro formas de como entrar em 2024 sem se arrepender da última noite de 2023 em termos financeiros.

A plataforma de finanças pessoais partilha, então, quatro práticas essenciais para "dar as boas vindas" a 2024.

Avaliação financeira

Em primeiro lugar, é sempre importante verificar os gastos e poupanças de 2023 para saber com o que contar para 2024. Para isso, analisa-se áreas onde é possível reduzir despesas desnecessárias e estabelecer metas realistas de poupança, segundo diz a plataforma.

Evitar compras supérfluas

Repensar o que se adquire nesta época festiva é importante, tendo em conta que, normalmente, são objetos e roupas que se utilizam meramente uma vez e o custo não compensa o “ganho”. Não se tratando de uma verdadeira necessidade, o Compara Já pede para que se repense e se reutilize o que já se tem.

Opções de entretenimento mais económicas

Divertimento não é sinónimo de caro. Por isso, é aconselhável que se encontre outras opções de entretenimento que são mais acessíveis e, por vezes, até gratuitas. A plataforma aconselha, por exemplo, os Xutos e Pontapés no Casino Lisboa - gratuito - como também no Terreiro do Paço, em Lisboa, com os Quatro e Meia e o DJ Nuno Luz.

Já outras cidades, como Almada, também vai ter Fernando Daniel e ProfJam a atuar.

Em Quarteira marcam presença os D.A.M.A e, em Vila Real, o Quim Barreiros.

Na Guarda, sobe ao palco a Bárbara Bandeira e Nininho Vaz Maia encerra 2023 em Castelo Branco.

Festa em casa - com as sobras

Uma outra opção sustentável é uma festa caseira, ao aproveitar as sobras do Natal com uma “ementa criativa”. Há também entretenimento como jogos de tabuleiro.

Da mesma forma, a plataforma relembra que após o Natal existe várias promoções nas grandes superfícies.

Últimas