Economia

Vai ou não haver um travão ao aumento das rendas? Ministra da Habitação não dá garantias

Fontes ouvidas pela SIC garantem que o Presidente da República não quer criar mais ruído e atritos em torno de um assunto que se arrasta há meses.

Inês de Oliveira Martins

A ministra da Habitação não garante que haja travão às rendas em 2024. No entanto, ainda há três semanas, o primeiro-ministro dava como garantido a renovação da medida.

O valor do travão às rendas para 2024 era a principal dúvida do primeiro-ministro quando há três semanas dava como certa a intervenção do Estado nos aumentos do próximo ano.

Agora, o Governo acrescenta um “se” ao que era dado como certo não só pelo primeiro-ministro, mas também pelo ministro das Finanças que chegou mesmo a dizer que o travão às rendas para 2024 era “inequívoco”.

“Não há nenhum implicação prática de ainda não termos tomado uma decisão, se viermos a tomar uma decisão", disse a ministra da habitação.

A medida seria um complemento ao pacote da habitação que o Presidente da República foi obrigado a promulgar.

“O Governo a partir de agora tem à disposição as leis necessárias. Tem de regulamentar as leis. Eu espero que corra bem, que regulamente rapidamente as leis”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa.

Agora, o espírito no Palácio de Belém é diferente. Fontes ouvidas pela SIC garantem que o Presidente não quer criar mais ruído e atritos em torno de um assunto que se arrasta há meses.

Últimas