Economia

O que levou a inflação a descer em abril?

Desde o pico de 10,1%, em outubro, que a inflação tem vindo a descer consecutivamente. No mês de abril, a taxa de inflação abrandou para 5,7%.

SIC Notícias

A inflação teve a maior descida desde o início da guerra na Ucrânia. No passado mês de abril, ficou nos 5,7%. Esta redução explica-se pela diminuição dos preços da energia e dos combustíveis. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o preço da comida também baixou.

Não há margem para dúvidas: desde o pico de 10,1%, em outubro, que a inflação tem vindo a descer consecutivamente.

O INE confirmou que ficou nos 5,7% em abril, quase metade do que há seis meses, muito por conta da descida dos preços da energia, porque na alimentação a diferença ainda é muito curta.

O INE diz que a inflação na alimentação, no geral, apesar de ter baixado, continua alta, acima dos 14%.

Seca será um problema nos próximos meses

Quem tem experiência na negociação de preços e na venda ao público, antevê outra dificuldade para os próximos meses: a seca que afetará o território português durante os meses de verão.

Se a inflação desceu tanto, isso deveu-se à redução expressiva dos preços do gás natural, da energia, dos combustíveis e da alimentação.

Os dados do INE ainda não contabilizam os possíveis efeitos do IVA Zero, implementado pelo Governo, a meio do mês de abril.

Últimas