Economia

Presidente do BCE admite novas subidas das taxas de juro

Christine Lagarde diz que o Banco Central Europeu vai estar "extremamente atento" aos fatores que pressionam a inflação e, em particular, ao crescimento dos salários em vários países europeus.

HEIKO BECKER

SIC Notícias

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), admite novas subidas das taxas de juro e alerta que são ainda grandes os riscos de subida da inflação acima das previsões.

No topo das preocupações do Banco Central Europeu está a subida de salários que pode provocar um agravamento generalizado dos preços.

Christine Lagarde disse, por isso, ao jornal japonês Nikkei, que o BCE vai estar "extremamente atento" aos fatores que pressionam a inflação e, em particular, ao crescimento dos salários em vários países europeus.

Nos últimos nove meses, a instituição monetária "agiu de forma deliberada e decisiva para lutar contra a inflação" com sete subidas consecutivas das taxas de juro até maio, afirmou Lagarde, em entrevista ao jornal japonês Nikkei, citado pela AFP.

Taxas de juro aumentaram na passada semana

As declarações da presidente da instituição surgem depois de na passada semana, ter sido anunciado que as taxas de juro vão voltar a aumentar, desta vez em 25 pontos base. Esta é, no entanto, a subida mais ligeira desde que as taxas de juro da zona euro começaram a aumentar para combater a inflação.

Para o verão, os economistas preveem que as mesmas cheguem a máximos dos últimos 22 anos e admitem que ainda poderá ser cedo para o BCE começar a ponderar acabar com este ciclo de aumentos, que já vai em sete subidas consecutivas

Últimas