O ministro João Galamba emitiu, esta quinta-feira, um comunicado no qual presta esclarecimentos sobre a “reunião preparatória” na qual participou a CEO da TAP, no passado mês de janeiro. Acontece que, fonte da companhia aérea não subscreve a versão do governante.
Vamos por partes. Na audição na comissão parlamentar de inquérito à TAP, a Iniciativa Liberal (IL) confrontou com a CEO da TAP com uma reunião com o Grupo Parlamentar do PS na véspera da audição a 17 de janeiro no Parlamento.
Acontece que, esta semana, Christine Ourmières-Widener disse aos deputados que a recomendação da reunião partiu do Ministério das Infraestruturas, na altura já liderado por João Galamba, mas, segundo a IL, a convocatória formal foi feita pelo Ministério dos Assuntos Parlamentares.
É então que o ministro João Galamba entra em cena. No comunicado, enviado esta sexta-feira às redações, confirma a reunião mas diz ter sido "informado de que a TAP, na tarde do dia 16 de janeiro, tinha transmitido o seu interesse em participar na reunião com o Grupo Parlamentar do PS".
Uma versão negada à SIC por fonte da companhia aérea que diz não ter ”conhecimento de que tenha sido assim”. Pelo que, a dúvida persiste: afinal, quem convidou quem?