A Ordem dos Nutricionistas concorda com a iniciativa do cabaz IVA zero desde que contribua para o acesso das famílias portuguesas a uma alimentação saudável. A Ordem dos Nutricionistas fez parte do grupo que ajudou a preparar a lista dos produtos com IVA zero.
Em entrevista à SIC Notícias, a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, explica que “são produtos nutricionalmente interessantes para a saúde, que vão ao encontro da nossa tradição e produtos nacionais”.
"O importante é que os portugueses possam ter acesso aos produtos alimentares para gozarem de uma boa alimentação para terem uma boa saúde (…) que tenham capacidade económica para terem acesso a alimentos para poderem ter saúde".
Os alimentos que vão fazer parte do cabaz de bens essenciais com IVA zero. A revelação foi feita este domingo no Jornal da Noite da SIC pelo comentador Luís Marques Mendes e a lista inclui produtos como leite, ovos, arroz, carne e fruta.
O cabaz de alimentos cujo preço estará isento de IVA vai ser composto por 35 a 40 produtos. Todos os alimentos fazem parte da chamada roda da alimentação saudável: cereais e derivados, hortícolas, fruta, gorduras, lacticínios, carne, pescado, ovos e leguminosas.
A lista de alimentos já conhecida:
- Batata
- Massa
- Arroz
- Cenoura
- Cebola
- Tomate
- Fruta (maçã, banana, laranja)
- Leite Meio Gordo
- Frango
- Carne de porco
- Pão
- Feijão
- Legumes (brócolos e curgetes)
- Peixes (salmão e pescada)
- Ovos
- Azeite
O IVA nestes produtos irá manter-se a 0% durante seis meses. O Governo está a negociar um acordo tripartido com a produção e a distribuição alimentar para garantir que a isenção do IVA se refletirá integralmente no preço.