Perante a escalada dos juros, o Governo procurou uma solução para apoiar as famílias, para que não entrassem em incumprimento com as prestações de crédito, tendo em conta a taxa de esforço, ou seja, o peso que a prestação ao banco tem no rendimento.
Mas o que se tem vindo a assistir por parte de alguns bancos, após a aprovação da lei, em novembro do ano passado, são entraves e pouca flexibilidade.
A Deco diz que há instituições que estão a dissuadir os consumidores, por um lado ao ameaçar com a lista negra, por outro não apresentando propostas.
O feedback que a instituição está a receber é de que o processo é aberto mas a resposta final é de que não há solução.
Tendo em conta as medidas que serão apresentadas pelo Governo, a Deco admite que é importante pensar no proprietário, mas diz também que é fundamental que o Governo centre a discussão da habitação no diferencial, cada vez maior, entre o rendimento das famílias e o preço do imobiliário.