Economia

Inflação acelera nos EUA e PIB recua pelo segundo trimestre consecutivo

A inflação nos Estados Unidos atingiu os 6,8%, em junho.

Anton Petrus

Lusa

A inflação nos Estados Unidos acelerou de novo em junho, atingindo 6,8%, depois de ter ficado estável em maio, segundo o índice PCE divulgado esta sexta-feira pelo Departamento do Comércio.

De acordo com o índice PCE, um dos indicadores de inflação publicados nos Estados Unidos e o privilegiado pela Reserva Federal (Fed), os preços subiram 6,8% em relação a junho de 2021 e 1% em comparação com maio, um aumento impulsionado pela energia e pelos alimentos.

Excluindo os preços da energia e da alimentação, que aumentaram bastante desde o início da guerra na Ucrânia, a inflação subjacente também acelerou, para 0,6% em relação ao mês anterior e 4,8% na comparação com junho de 2021. O outro indicador de inflação, o CPI, publicado pelo Departamento do Trabalho, dava conta de um aumento dos preços de 9,1% em junho.

Os gastos das famílias aumentaram em junho (1,1%), estimulados pela energia, pela habitação e pela saúde. Na quinta-feira, o Departamento do Comércio divulgou que a economia dos Estados Unidos recuou 0,9% entre abril e junho, em ritmo anualizado, com o Produto Interno Bruto (PIB) a encolher pelo segundo trimestre consecutivo.

No primeiro trimestre, o PIB norte-americano tinha registado uma contração de 1,6%.Estes dados indicam que a maior economia mundial estaria a entrar em recessão técnica, que é definida por dois trimestres consecutivos de crescimento negativo, mas esse cenário tem sido afastado pela administração norte-americana e por vários economistas, que alegam que a taxa de desemprego se mantém muito baixa.

Últimas