Economia

Subida das taxas Euribor: prestações ao banco podem aumentar 100 euros por mês

A subida das taxas de juro anunciada na quinta-feira pelo Banco Central fez disparar as taxas Euribor.

SIC Notícias

A subida das taxas de juro anunciada na quinta-feira pelo Banco Central fez disparar as taxas Euribor, as mais utilizadas nos créditos habitação. As prestações ao banco vão continuar a aumentar e podem significar acréscimos de mais de 100 euros por mês.

O Banco Central não tinha ainda anunciado o valor da subida da taxa de referência já as Euribor estavam positivas, o que representou o aumento das prestações ao banco.

Em 2022 as Euribor já estiveram negativas mas este mês já ultrapassaram os 0,1%. Numa prestação de 150 mil euros a 30 anos com a Euribor a seis meses a prestação poderia ser de 490 euros mensais, mas se a Euribor subir ate 1% a prestação pode aumentar 60 euros .Se chegar a 1,5% sobe quase mais 100 euros. Com valores de empréstimo superiores os valores das prestações são, naturalmente, maiores.

O valor das Euribor continua a subir desde fevereiro deste ano, altura em que o Banco Central começou a equacionar a subida da taxa de referência.

Últimas