Face “à escalada de preços nos mercados grossistas de eletricidade e do gás natural”, a ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos informa, esta terça-feira, que fará no próximo mês uma atualização automática “dos preços da tarifa de Energia nos mercados regulados dos setores elétrico e do gás natural”.
Com esta atualização, contratos de potência 3,45 kVA vão aumentar 1.05 (mais 2,7%) e para os contratos de potência 6,9 kVA aumentam 2,86 euros (mais 3%).
Estas novas tarifas entram em vigor a partir de 1 de abril e abrangem “os consumidores no mercado regulado (cerca de 6% do consumo total e de 927 mil clientes, em janeiro de 2022)”.
O mesmo acontecerá nos preços do gás natural que vão subir em média 3% “para os 230 mil clientes que permanecem no mercado regulado.
Consumidores no primeiro escalão do gás natural vão pagar mais 33 cêntimos (mais 2,6%) e os do segundo escalão vão pagar mais 70 cêntimos (mais 3%).
Perante estes aumentos, a “ERSE aconselha todos os consumidores a estarem atentos a eventuais alterações nas condições de preço“, destacando que divulgou recentemente conselhos para os consumidores em caso de alterações do contrato pelo comercializador, através de um ERSExplica.
O regulador lembra ainda que os “consumidores podem procurar potenciais poupanças” nas faturas através deste simulador.
Saiba mais
- Governo estuda apoio a famílias carenciadas para limitar impacto da subidas dos preços
- Utentes da Margem Sul fazem buzinão contra preços dos combustíveis
- O impacto do aumento dos preços nas instituições e famílias portuguesas
- Subida dos preços deixa instituições de solidariedade em dificuldades
- Combustíveis com preços históricos: condutores sentem-se enganados
- Galp sobe preços da eletricidade e do gás natural em 15 de abril
- Aumento generalizado dos combustíveis iguala preços de Espanha aos de Portugal
- Subida de preços nos produtos alimentares será inevitável, Governo espera apoios de Bruxelas