Economia

Comboios apenas com serviços mínimos devido à greve na Refer, avisa a CP

A greve de 24 horas da Rede Ferroviária Nacional (Refer) fez com que apenas circulassem os comboios decretados como serviços mínimos até às 6:00 de hoje, disse à Lusa a porta-voz da CP. 

"O ponto de situação às seis da manhã é que foram apenas realizados  os serviços mínimos decretados, o que em números traduz que circularam 28  comboios", revelou à agência Lusa Ana Portela, acrescentando que, num dia  regular, haveria 63. 

Já a porta-voz da Rede Ferroviária Nacional - Refer, Susana Abrantes,  remeteu esclarecimentos sobre a greve para as informações prestadas pela  empresa na sua página oficial da internet, adiantando, no entanto, que a  paralisação dos trabalhadores ao serviço da Refer "sente-se mais nos outros  transportes". 

O Tribunal Arbitral nomeado pelo Conselho Económico e Social decretou  serviços mínimos para a greve das várias organizações representativas dos  trabalhadores da Refer, e são apenas esses que, de acordo com Susana Abrantes,  estão a ser realizados. 

De acordo com o estipulado, foi garantida a abertura de canais horários  que permitem a realização de cerca de 30% das circulações diárias, tendo  sido privilegiados os períodos da manhã e final de dia, de forma a atenuar  os constrangimentos decorrentes da greve junto dos utentes. 

Na sua página na Internet, a CP - Comboios de Portugal, avisou os passageiros  que, devido à greve dos trabalhadores da Refer, previa "fortes perturbações  e supressões" de comboios em todos os seus serviços. 

Na informação disponibilizada 'online', a CP recordou aos passageiros  que o Tribunal Arbitral determinou a realização de serviços mínimos para  os regionais, urbanos (Lisboa e Porto) e intercidades e internacionais,  disponibilizando a lista dos comboios que serão realizados. 

A transportadora diz ainda que, devido à greve convocada por vários  sindicatos, na quinta-feira, deverão "ocorrer ligeiras perturbações nos  serviços urbanos, regional e inter-regional. 

Com Lusa

Últimas