País

Rui Moreira não será candidato a Presidente da República

Apesar de ter considerado essa possibilidade em julho, o autarca portuense explicou na SIC Notícias que foi abordado por pessoas insatisfeitas com outras candidaturas, mas concluiu que o centro político já tem vários candidatos, o que poderia levar à dispersão de votos e favorecer candidaturas antissistema.

SIC Notícias

Rui Moreira, ainda presidente da Câmara Municipal do Porto, não vai ser candidato à Presidência da República.

Em entrevista na Grande Edição, da SIC Notícias, o autarca portuense, que em julho admitiu considerar essa possibilidade, reconheceu agora que a sua disponibilidade não gerou o entusiasmo esperado entre as elites políticas e os líderes de opinião.

"Não, não serei candidato à Presidência da República. Em julho, vieram ter comigo um conjunto alargado de pessoas, algumas delas estavam desapontadas com a deriva da candidatura do Almirante Gouveia e Melo e outras estavam insatisfeitas com as candidaturas dos seus partidos, ou seja, do PS e PSD. Já tinha dito há uns meses que queria terminar a minha vida política e que ainda assim, perante essa conversa que houve, achei que devia ponderar", começou por dizer.

Moreira referiu que foi abordado por várias pessoas insatisfeitas com as candidaturas já apresentadas, prometendo-lhes uma reflexão. No entanto, após avaliar o cenário, concluiu que o centro político já tem vários candidatos, o que pode levar à dispersão de votos e facilitar o sucesso de candidaturas antissistema.

"Fiquei com a convicção de que o centro, desde o centro esquerda ao centro direita, tem um número grande de candidatos, o que favorece a dispersão do voto e facilita o eventual sucesso das candidaturas antissistema. Encontrei simpatia que muito agradeço mas, e digo-o com toda a humildade, a hipótese não suscitou entusiasmo", acrescentou.

Depois de discutir a questão com a sua família e com o seu núcleo de apoio político, Rui Moreira decidiu não avançar para a corrida à Presidência da República e continuar a focar-se no final da sua carreira à frente da Câmara Municipal do Porto, ao fim de 12 anos de mandato.

"Vou ser presidente de câmara até ao dia 20 ou 22 de outubro. Depois espero ter um período sabático, apetecia-me fazer umas férias tranquilas. Depois poderei voltar ao privado mas ainda não sei o que irei fazer", rematou.

Os antigos ministros Pedro Duarte e Manuel Pizarro são os principais candidatos à liderança da autarquia portuense. Como independente que se considera, Rui Moreira defendeu que não deverá expressar publicamente o seu apoio a qualquer candidato à sua sucessão.

Últimas