Campeão da América, com o título da Libertadores, Artur Jorge pode na próxima madrugada ser o terceiro português a vencer o campeonato brasileiro. A vantagem de três pontos a duas jornadas do fim é curta, mas a ambição do técnico parece não ter limites.
“Quero acreditar que esta injeção de adrenalina que a conquista do titulo [da Libertadores] nos traz pode ser a nossa maior arma. Não queremos parar por aqui, queremos conquistar o título brasileiro, que tanto trabalho nos deu até aqui. É este o sentimento que tenho e que vejo em cada um dos meus jogadores (…) Jogaram mais de 90 minutos com menos um, são jogadores insaciáveis”, diz o técnico.
Acompanhados por Artur Jorge, os jogadores do Botafogo entraram para a história do futebol sul-americano ao conquistarem pela primeira vez a competição. Depois de Jorge Jesus e Abel Ferreira, o ex-SC Braga é o terceiro treinador português a vencer a Taça Libertadores.
“O meu maior orgulho é poder dizer que temos também nomes portugueses nesta página escrita a ouro na história do Botafogo. (…) 2024 está a ser um ano tremendo para mim”, confessa o treinador, lembrando que ainda jogou a Liga dos Campeões ao serviço do SC Braga.
Uma final única
No sábado, num jogo sem igual, onde o Botafogo viu um jogador expulso aos 30 segundos e acabou por vencer o encontro frente ao Atlético Mineiro por 3-1, Artur Jorge deixou-se levar pelas emoções quando o árbitro apitou pela última vez.
“Ajoelhei-me por causa da tensão do jogo, de tudo o que foi o percurso, de tudo o que era para mim importante... era também uma grande prova para mostrar que estávamos à altura do desafio.”
Artur Jorge saiu do Sporting de Braga em abril e muitos desconfiaram da decisão de rumar ao Brasil, mas o treinador vive bem com isso. “De forma alguma gasto energia com quem não merece”, garante o ‘mister’. "Nunca tivemos dúvidas da nossa qualidade e do que podíamos fazer."
O campeonato brasileiro termina no domingo, mas o Botafogo pode conquistar o título já na madrugada desta quarta-feira. Segue-se a viagem para o Catar, onde vai disputar o Mundial de clubes.
O Natal de Artur Jorge será em Braga, junto da família, depois da receção oferecida por Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém.