Luís Cristóvão, comentador da SIC, prevê que Rúben Amorim confirme a sua saída do Sporting para o Manchester United esta terça-feira depois do jogo com o Nacional para a Taça da Liga. O comentador da SIC salienta que o técnico "transformou" a equipa e "revolucionou" a estrutura.
Na SIC Notícias, Luís Cristóvão destaca que o jogo desta terça-feira é "importante" porque "vale uma passagem" para a 'final four' da Taça da Liga. Por isso, acredita que o treinador só confirme a mudança de clube na conferência de imprensa depois do jogo entre o Sporting e o Nacional.
Apesar de não lhe parecer que Amorim "saia a mal" do Sporting, Luís Cristóvão considera que o "primeiro sinal" do clube, ao colocar as primeiras frases no hino numa publicação do Instagram, "não foi muito feliz".
"Parece dar a entender que há uma traição", refere.
Contudo, o comentador desportivo salienta que Rúben Amorim merece uma "homenagem dos adeptos" porque ao longo de seis temporadas (não completas) "transformou" a equipa e "revolucionou" a estrutura.
A urgência do Manchester United
Luís Cristóvão explica que o Manchester United deverá ter urgência em ter o treinador português no clube, uma vez que está em 14º lugar na Premier League e tem tido "resultados menos positivos" na Liga Europa.
"Acredito que ao tomar iniciativa [o Manchester United] queira garantir que [Rúben Amorim] estará o mais depressa possível em Inglaterra", afirma.
Além disso, acrescenta que Amorim deverá estar motivado pelo Manchester United ser um dos clubes "mais conhecidos" do mundo, o que lhe vai permitir ter um melhor salário, maior capacidade de "abordagem ao mercado" e "visibilidade" das suas qualidades.
Estando o clube numa "fase menos boa", o treinador português poderá "assumir o controlo da situação", ter "mais poder" e "marcar a sua identidade", assinala o comentador da SIC.
Sporting confirma que Manchester United vai pagar cláusula de rescisão
O Sporting comunicou esta terça-feira à CMVM que o Manchester United vai pagar os 10 milhões de euros de cláusula de rescisão de Rúben Amorim.
Na informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, pode ler-se que, face ao interesse do clube inglês em Rúben Amorim, o Sporting remeteu as condições para a cláusula de rescisão, no valor de dez milhões de euros. O valor parece não ter sido um obstáculo para o Manchester United.
"O Manchester United FC manifestou interesse em pagar à Sporting SAD o valor da referida cláusula".
Em abril, Rúben Amorim chegou a viajar para Londres para um alegado interesse, na altura, do West Ham, mas viu também o nome ser associado a outros, como o Chelsea e o Liverpool.
Rúben Amorim cumpre, aos 39 anos, a sétima temporada como treinador, num percurso iniciado no Casa Pia e com passagem pelo Sporting de Braga, antes de, em 2019/20, chegar aos 'leões', a troco dos 10 milhões de euros da cláusula de rescisão.
O antigo médio internacional português soma dois títulos de campeão nacional (2020/21 e 2023/24), três Taças da Liga (2019/20, pelo Sporting de Braga, 2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido Oliveira (2021/22).