Desporto

Luís Filipe Vieira deixa "um bocadinho entreaberta" a porta a um regresso à Luz

Mariana Fernandes, comentadora da SIC, analisa a mais recente entrevista do antigo dirigente das 'águias', que não poupou nas críticas a Rui Costa. Traça ainda o perfil do, para já, único candidato à presidência do clube.

Mariana Fernandes

SIC Notícias

Mariana Fernandes, comentadora da SIC, acredita que Luís Filipe Vieira não voltará a ser candidato à presidência do clube, apesar de, em entrevista à CMTV, não ter sido claro quanto à sua vontade nessa matéria.

Em entrevista à CMTV, na quinta-feira, Luís Filipe Vieira, ex-presidente dos 'encarnados', assumiu que está arrependido por ter sugerido Rui Costa para a presidência do clube e admitiu que a atual situação das 'águias' não é boa.

Mariana Fernandes, comentadora da SIC, entende que "não há nada que Luís Filipe Vieira não tenha dito que não é, claramente, para agradar à massa adepta do Benfica".

Na longa entrevista, o ex-dirigente criticou ainda a abordagem benfiquista ao mercado de transferências, principalmente no que diz respeito às vendas de jogadores como João Neves e João Mário.

"Tudo o que é dito naquela entrevista, ou pelo menos o conteúdo macro desta entrevista, é de autêntica autodestruição e uma veia autofágica por parte do Benfica", refere.

A comentadora crê que, com as declarações preferidas na quinta-feira, Luís Filipe Vieira deixa "um bocadinho entreaberta" a porta a um regresso ao Benfica:

"Acho que Vieira vai sempre manter aqui esta dúvida e esta sombra. Não acredito, mas isto é uma convicção pessoal, ou seja, que volte a ser candidato à presidência do Benfica".

Quanto a Rui Costa, Mariana Fernandes entende que "podemos olhar de duas maneiras":

"Ou seja, uma ótica negativa de ter estado uma hora e meia a ser constantemente a ser visado e criticado pelo seu antecessor, em teoria um aliado – Rui Costa fazia parte da estrutura de Vieira. Ou podemos olhar de um lado positivo para Rui Costa, que é o facto de se ter distanciado, talvez, de vez daquele que era uma sombra nesta sua direção e nesta sua administração".

Quem é João Diogo Manteigas?

O Benfica vai a eleições no próximo ano e há já um candidato confirmado: João Diogo Manteigas.

Mariana Fernandes explica que o candidato é um sócio do Benfica que nos "últimos anos se tornou uma voz muito ativa dentro do universo do clube como adepto do clube e como colunista em vários jornais desportivas".

Acrescenta que o jurista não pretende ser "uma voz terrivelmente contrária a Rui Costa, mas alguém que quer apresentar soluções".

"Não acho que seja uma candidatura para ser, necessariamente, grande concorrente a Rui Costa", afirma.

Entende também que esta candidatura pode motivar outros pretendes à liderança encarnada e mostra que, afinal, Rui Costa não estará sozinho na corrida, ao contrário do que se poderia achar.

Bruno Lage deverá "manter sistema tático de Schmidt"

Bruno Lage está de volta ao comando técnico do Benfica, depois de Roger Schmidt ter sido despedido.

O seu regresso ao Estádio da Luz está agendado para este sábado às 20:30, diante do Santa Clara.

A comentadora da SIC acredita que "isto é quase como um novo início" para os 'encarnados' depois da paragem para as seleções. Durante este período, para além de um novo treinador, o clube da Luz viu chegar caras novas ao plantel.

"Acho que [Bruno Lage] vai manter a estrutura, ou seja, o sistema tático será o mesmo de Roger Schmidt. Poderemos assistir aqui a algumas mudanças como o posicionamento de Di María, a estreia de Amdouni e de Akturkoglu (...), mas não acredito que tenham aqui uma autêntica revolução principalmente porque teve pouco tempo para se preparar", antevê.

Renato Sanches (novamente) lesionado

Um dos reforços das 'águias' neste defeso foi Renato Sanches, uma cara bem conhecida dos adeptos.

O atleta do PSG tem um histórico de lesões complexo e depois de cumprir pouco mais de 60 minutos em dois jogos de águia ao peito já está entregue ao departamento clínico, o que, para a comentadora "não surpreende".

"Não é um bom indicativo é, obviamente, uma dor de cabeça para Bruno Lage, que terá de gerir de outra forma o meio campo até porque Aursnes também está lesionado", nota.

Harder pode estrear-se pelo Sporting

No outro lado da segunda circular, o Sporting defronta esta sexta-feira o Arouca para o campeonato, competição onde, até ao momento, só conheceu o sabor da vitória.

A partida frente ao conjunto arouquense pode ficar marcada pela estreia de Conrad Harder, atleta dinamarquês resgatado ao Nordsjaelland por 19 milhões de euros depois de os 'leões' terem falhado a contratação de Ioannidis e Vitor Roque.

Mariana Fernandes sublinha que a alternativa a Gyokeres "não é um jogador feito", mas sim "um jogador ainda muito jovem que acabou de sair do seu clube de formação e que vai dar o primeiro salto:

"É um jogador mais semelhante a Gyokeres do que era Ioannidis, mas também é um jogador que pode jogar a partir do corredor (...) e pode surgir em simultâneo com o avançado sueco. Para além disso, e não sendo claramente o Gyokeres 2.0, está ainda muito longe disso, é a alternativa para, de alguma forma, o Sporting conseguir, com toda essa sobrecarga de jogos, uma alternativa a Gyokeres".
Últimas