Desporto

Benfica convoca Assembleia Geral Extraordinária para 21 de setembro

Em cima da mesa está a prometida alteração dos estatutos do clube, promessa eleitoral de Rui Costa, há muito aguardada pelos adeptos e sócios. A reunião vai decorrer no dia 21 de setembro.

Estádio da Luz
Armando Franca

Daniel Pascoal

O Benfica convocou esta terça-feira uma Assembleia Geral Extraordinária para o dia 21 de setembro, com três pontos principais na ordem de trabalhos.

Em comunicado, o clube explicou que está em causa a discussão e votação da revisão de Estatutos, uma promessa eleitoral de Rui Costa, há muito aguardada pelos adeptos e sócios do Benfica.

Eis a ordem de trabalho da Assembleia Geral Extraordinária:

  • Ponto 1 – “Discussão e votação na generalidade da proposta global de revisão de Estatutos apresentada pela Direção do Sport Lisboa e Benfica”
  • Ponto 2 – “Discussão e votação das propostas na especialidade admitidas”
  • Ponto 3 – “Votação final global das alterações aos Estatutos nos termos da proposta de metodologia aprovada”

O que pode mudar?

Entre as propostas detalhadas está a possibilidade de transição dos sócios correspondentes para efetivos com metade da antiguidade, o aumento dos votos para os sócios jovens, de um para três até aos cinco anos, de cinco para 10, para quem é associado há mais de cinco.

Relativamente às reuniões magnas do clube, esta proposta de revisão estatutária sugere que passe a votar também as contas consolidadas do grupo Benfica, e não apenas as do clube.

A maioria do clube na SAD vai passar a ser estatutariamente obrigatória, assegurando ainda que terá o controlo da gestão, indicando sempre o presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva, se ela existir.

Vai ser igualmente proposta a limitação de três mandatos aos presidentes dos vários órgãos sociais do clube, casos da direção, da mesa da assembleia geral, do conselho fiscal e da comissão de remunerações.

A reunião vai decorrer no próximo dia 21 de setembro (sábado), a partir das 9h30, no pavilhão 1 do Complexo Desportivo do Benfica.

Reforço assina no aeroporto

O extremo turco Akturkoglu aterrou em Lisboa já perto da meia-noite, no último dia da janela de transferências, para reforçar o Benfica. Para que o negócio se pudesse concretizar a tempo, o jogador de 25 anos terá preenchido alguns dos documentos ainda no aeroporto.

Contratado ao Galatasaray, custa 12 milhões de euros e assina até 2029.

Em sentido inverso, João Mário viajou esta terça-feira para a Turquia. Vai reforçar o Besiktas num negócio a rondar os cinco milhões.

O médio deixa o Benfica após semanas conturbadas, marcadas por criticas e assobios dos adeptos. Questionado pelos jornalistas no aeroporto, promete das explicações no futuro.

Com LUSA

Últimas