João Rosado, comentador da SIC, explica, em direto na antena da SIC Notícias, algumas das presenças e ausências da convocatória do selecionador nacional para o duplo compromisso da próxima semana.
Do ponto de vista de João Rosado, Roberto Martínez inicia "um novo ciclo" na Seleção Nacional ao chamar jogadores que não têm feito parte das últimas convocatórias e ao convocar três jovens que nunca integraram os trabalhos da Seleção A: Renato Veiga, Geovany Quenda e Tiago Santos.
"Finalmente, o selecionador parece que corresponde mais ao critério que é evidenciado dentro de campo pelo rendimento dos jogadores e isso é de saudar", aponta.
Ao chamar Quenda, Pote e Francisco Trincão, Roberto Matínez "quer fazer um aproveitamento de tudo aquilo que já se passa no Sporting". Note-se que, para além destes três "leões" também Gonçalo Inácio foi convocado, embora sem grandes surpresas.
"Quando um clube está muito bem e há, de facto, sintonia, rendimento e entrosamento, isso pode obedecer a um transfere para a equipa nacional", considera.
- Confira aqui a lista dos 25 convocados
A chamada de Tiago Santos é explicada, de acordo com João Rosado, com o momento físico de Raphael Guerreiro. Como Diogo Dalot e Nélson Semedo podem jogar na lateral esquerda, o selecionador optou por escolher um lateral direito, neste caso o jovem jogador do Lille, para substituir Guerreiro.
Acrescenta ainda que a polivalência de Renato Veiga "explica a sua presença" entre os 25 eleitos. O jogador formado no Sporting pode jogar no meio-campo, a defesa central ou a lateral esquerdo.
Para o comentador, António Silva, que ainda não jogou muitos minutos pelo Benfica na presente época, foi convocado em detrimento de jogadores como Eduardo Quaresmo ou Tiago Araújo porque está habituado às dinâmicas da Seleção Nacional.
Sem Pepe e Danilo, "é muito importante ter jogadores rotinados uns com os outros", defende.
Rui Patrício é um dos ausentes da convocatória do selecionador. Será este o início do fim para o guarda-redes português na equipa nacional?
O comentador considera que não e que o guardião, agora transferido para a Atalanta, "mais dia menos dia, poderá estar de regresso à Seleção Nacional".
Ausência de Paulinho? "Surpreende-me um bocadinho"
João Rosado admite ainda ter ficado surpreendido com a ausência de Ricardo Horta, atleta do SC Braga, mas não só:
"Não entra Paulinho. Essa ausência, realmente, surpreende-me um bocadinho porque Paulinho tem estado muito bem e atendendo inclusivamente ao critério que foi evidenciado por Roberto Martínez, com as chamadas de Trincão, de Pedro Gonçalves, do próprio Quenda e até de Renato Veiga, estava à espera de que houvesse aqui um contexto para Paulinho, que é um ponta de lança canhoto e que, inclusivamente, pode dar noutras zonas do terreno ajuda à equipa nacional".
Sem Otávio, devido a lesão, Matheus Nunes ou até Renato Sanches Portugal fica com poucos médios com progressão de Bola. João Rosado não crê que isso seja um problema e defende que "tanto João Félix como Bernardo Silva" podem desempenhar esse papel.
Ao convocar Trincão e Quenda, Roberto Martínez mostra que "não está muito à procura de extremos clássico de antigamente", considera o comentador desportivo.
" [Os treinadores] procuram muito que os flanqueadores sejam jogadores capazes de enganar o adversário e frequentar zonas interiores e essa nuance tem sido muito fomentada pelos clubes grandes".
Portugal defronta a Croácia, no dia 5 de setembro, e a Escócia, no dia 8, no Estádio da Luz, para a Liga das Nações.