O Sporting venceu esta sexta-feira o Farense, por 5-0, e mantém-se no topo da tabela classificativa da Primeira Liga.
Depois da goleada imposta ao Nacional na Choupana, Rúben Amorim repetiu a fórmula ao manter o mesmo 'onze' que alinhou de início na Madeira.
Já José Mota mudou duas peças relativamente à derrota frente ao Rio Ave. Sairiam Filipe Soares e Álex Bermejo para as entradas de Geovanny Almeida e Marco Matias.
No Estádio Algarve, os campeões nacionais entraram com vontade de resolver o jogo bem cedo, com Viktor Gyökeres e Pedro Gonçalves a serem os homens em destaque.
Depois de várias insistências ofensivas, o marcador foi inaugurado aos 27 minutos.
Pote, num excelente passe, descobriu Daniel Bragança nas costas da defensiva algarvia. O guarda-redes Ricardo Velho negou o golo ao médio português, mas nada conseguiu fazer para travar a tentativa de Gyökeres, que atirou a contar.
Dez minutos mais tarde, os 'leões' ampliaram a vantagem. Assinalado penálti para a formação de Alvalade depois de Lucas Áfrico levar o braço à bola após um lance disputado com Pedro Gonçalves.
Na cobrança do castigo máximo, Viktor Gyökeres não se intimidou e finalizou com sucesso para o 2-0. Ricardo Velho ainda adivinhou o lado, mas não conseguiu chegar à bola.
No segundo tempo, o internacional sueco voltou mortífero e fez novamente o gosto ao pé, chegando assim ao hat-trick.
Aos 67 minutos, o avançado de 26 anos recebeu um passe simples e 'fugiu' até à área adversária. Venceu no frente-a-frente com Moreno e rematou cruzado para o fundo das redes à guarda de Ricardo Velho.
Dois minutos surgiu o quarto tento leonino. Pedro Gonçalves, na sequência de um livre, encontrou Nuno Santos que cruzou de primeira. Lucas Áfrico cabeceou a bola para a própria baliza. Noite infeliz para o defesa brasileiro.
Aos 81 minutos, o leão fez a 'manita' no Algarve. Marcus Edwards recebeu a bola no meio-campo e fintou toda a defensiva contrária. A bola só parou dentro da baliza algarvia.
Com esta vitória, o Sporting lidera provisoriamente a prova, com nove pontos, mais três do que o quarteto formado por FC Porto, Famalicão, Moreirense e Vitória de Guimarães, enquanto o Farense ocupa o 18.º e último lugar, sem qualquer ponto somado.