Desporto

Portugal-Eslovénia: da "falta de identidade" à chave para a seleção vencer o jogo

Portugal defronta a Eslovénia, esta segunda-feira, em jogo dos oitavos de final do Euro 2024. Será um "tudo ou nada" para a seleção nacional. Quais as dificuldades neste jogo e o que tem de mudar? Saiba as respostas de Luís Cristóvão, comentador SIC.

SIC Notícias

Portugal perdeu, em março, com a Eslovénia e, por isso, os desafios para o jogo desta segunda-feira são maiores. A chave, agora, está em conseguir criar problemas à organização defensiva do adversário e obrigá-lo a ter mais iniciativa. Quem o diz é o comentador SIC Luís Cristóvão, à SIC Notícias.

"É preciso conseguir criar problemas à organização defensiva da Eslovénia, conseguir marcar um golo de maneira também a obrigar a Eslovénia a procurar ter mais iniciativa, porque foi a equipa que teve menos percentagem de posse de bola durante a fase de grupos, e ainda ter muita atenção aos momentos de contra-ataque", explicou Luís Cristóvão.

O comentador SIC acredita que a Eslovénia terá uma equipa muito parecida à que Portugal defrontou em março, até porque o 11 que foi utilizado nos três jogos da fase de grupos, é muito próximo dos 11 que foi utilizado contra à seleção portuguesa há quatro meses.

Eslovénia quer surpreender e eliminar Portugal

As opções de Portugal

"Os jogadores que tiveram oportunidade contra a Geórgia acabaram por não a conseguir aproveitar da melhor forma e eu creio que até dentro do grupo dos 26, Roberto Martínez ficou mais limitado naquilo que é o seu 11 para enfrentar estes jogos, agora que o Campeonato da Europa começa", sublinhou Luís Cristóvão.

E acrescentou:

Portugal "não pode correr riscos. Eu creio que ficou mais evidente qual é o sistema em que a equipa está mais confortável. (...) Dentro do grupo de jogadores que foram titulares no jogo frente à Turquia, acredito que está o 11 que Roberto Martínez pode utilizar".

O comentador SIC, no entanto, deixa a dúvida no ar quanto a "Rafael Leão que não esteve tão bem quanto o esperado nos dois primeiros jogos"; Diogo Jota que "está com alguns problemas físicos e João Félix, que teve a sua oportunidade contra a Geórgia, mas que também não conseguiu aproveitá-la da melhor forma".

O regresso da defesa a quatro: concorda com este onze para o Portugal-Eslovénia?

O que a seleção não pode repetir?

"Não se pode repetir os testes que Roberto Martínez foi fazendo. Três jogos com três 11 diferentes, com sistemas diferentes e com missões diferentes para os mesmos jogadores. Eu creio que isso tem que ficar para trás e Roberto Martínez teve que decidir nestes dias qual a forma como quer atacar no resto do Europeu, porque a Portugal faltou, sobretudo, a identidade", criticou Luís Cristóvão.
"É uma equipa que remata muito e que cria muitas oportunidades, mas que está um pouco aquém da sua capacidade concretizadora. Durante estes três jogos da fase de grupos podia ter marcado mais golos, podia ter tido uma outra capacidade de se impor nos jogos e não o conseguiu fazer e depois foi sempre uma equipa que, sobretudo, perante as situações de transição rápida dos adversários, sentiu algumas dificuldades", concluiu.

Eslovénia: conheça o adversário de Portugal, da cultura do desporto à devoção pelas abelhas

O Portugal-Eslovénia, dos oitavos de final do Euro2024, está agendado para as 21:00 locais (20:00 em Lisboa) de segunda-feira, no Deutsche Bank Park, em Frankfurt, e terá arbitragem do italiano Daniele Orsato.

Últimas