Desporto

Kelly Slater diz adeus: lenda do surf reforma-se aos 52 anos

Nunca nenhum surfista tinha sido levado em ombros por uma derrota. A carreira de Kelly Slater foi um reinado que durou 32 anos, até aos 52. Um fenómeno global, que retirou-se esta terça-feira.

SIC Notícias

O melhor surfista de todos os tempos encerrou esta terça-feira a carreira. Aos 52 anos, Kelly Slater despediu-se com emoção do circuito mundial, que ganhou 11 vezes.

A decisão já estava encarreirada. Se fosse eliminado e ficasse sem ranking para se manter no principal circuito do Mundo, despedia-se da competição.

11 vezes campeão do Mundo, Kelly Slater resistiu a várias gerações de surfistas, à evolução da modalidade e às exigências da alta competição. A falar pela primeira vez depois de deixar o mar, foi dominado pela emoção.

“Foram anos de tanta emoção, de tanta dedicação. Nem tudo são rosas, mas têm sido os melhores momentos da minha vida”.

Há dois anos, com 50, ganhou no Havai um campeonato pela última vez. Foi o combustível para se manter em competição.

Compatriota precipitou despedida

Agora precisava de ter ido mais longe nesta sétima etapa do circuito, que faz um corte na classificação. Só os 22 primeiros avançavam para as próximas etapas e Slater ficou em 32.º, depois de ter sido eliminado nos 16 avos de final em Margaret River, na Austrália.

Foi o atual líder do ranking Mundial, Griffin Colapinto, também norte-americano, que precipitou a despedida do melhor surfista de todos os tempos.

Kelly Slater retirou-se do circuito, mas já sabe que vai ser convidado para competir na etapa das ilhas Fiji, em agosto.

A lenda entra agora numa nova fase da vida: já tem uma filha com 27 anos, mas daqui a dois meses vai voltar a ser pai.

Últimas