Desporto

Amorim enigmático: "Futuro? Fui muito claro, vamos ver o que acontece no final da época"

O treinador de 39 anos não confirmou a sua continuidade no comando técnico do emblema de Alvalade, apontando para o final da temporada o “timing” para desvendar o seu futuro.

PEDRO NUNES

SIC Notícias

O treinador do Sporting, Rúben Amorim, disse esta sexta-feira que não abdica de qualquer um dos títulos que ainda disputa nesta época, mas reforçou que “o principal é o campeonato”.

"Eu não abdicaria de nenhum, mas volto a dizer, para mim, o principal é o campeonato. E quando digo que é o principal, não vamos abdicar da Liga Europa nem da Taça de Portugal. Agora, temos de saber que valores teremos se entrarmos diretamente na Liga dos Campeões, que impacto terá isso na nossa estratégia", justificou o técnico leonino, em conferência de imprensa de antevisão da visita ao Famalicão.

"Tem um impacto que não podemos deixar de lado, tem um impacto da [entrada na] Liga dos Campeões direta e podermos fazer um planeamento diferente do que pensando 'se entrarmos é uma coisa e, se não entrarmos, é outra'. Portanto, diria que nós temos de ser campeões nacionais. É muito importante para o nosso clube. Se pudermos ganhar tudo, muito bem. Mas precisaremos de muita sorte", acrescentou.

Amorim não confirmou a sua continuidade no comando técnico do emblema de Alvalade, apontando para o final da temporada o “timing” para desvendar o seu futuro.

"Em relação ao meu futuro não posso dizer mais nada. Fui muito claro, vamos ver o que acontece no final da época", considerou.

Sobre o mercado de transferências, mais concretamente sobre os jogadores que entraram, Rafael Pontelo e Koba Koindredi, Rúben Amorim insistiu que o objetivo "foi preparar não só o presente, mas também o futuro" e reconheceu que não recuperou Mateus Fernandes ao Estoril Praia "porque não havia essa possibilidade", mas vincou que, se houvesse, o regresso do médio emprestado pelos 'leões' não impediria a contratação do francês.

"Olho para o Koba, vejo-o a treinar, e tudo o que nós pensamos é que tem muita qualidade mas que ainda precisa de muito trabalho. E por isso é que não era titular indiscutível no Estoril [Praia]. Agora, tenho quase a certeza de que se deixarmos um jogador como o Koba crescer noutro clube, iríamos pagar mais e, se calhar, não tínhamos a capacidade de o ir buscar", argumentou.

Ainda assim, frisou que, tanto Rafael Pontelo como Koba Koindredi, "são jogadores de qualidade e são opções para jogar" no imediato e que, inclusivamente, o médio "já está convocado" para a visita ao Famalicão, no sábado.

O Sporting visita o Famalicão no sábado, em partida da 20.ª jornada da Primeira Liga, com início previsto para as 18:00, no Estádio Municipal de Famalicão, e arbitragem de Fábio Veríssimo.

A equipa orientada por Rúben Amorim lidera o campeonato com 49 pontos, mais um do que o Benfica e mais cinco face ao FC Porto, rivais que entram em campo após os 'leões', recebendo o Gil Vicente, no domingo, e o Rio Ave, no sábado, respetivamente.

Últimas