O Sporting elogiou esta quinta-feira o facto de Portugal integrar o grupo pioneiro de países nos quais vai haver, em tempo real, nos estádios, as explicações das decisões entre o árbitro e o VAR nos jogos de futebol.
"O Sporting está desde a primeira hora na linha da frente pela implementação desta medida, que mais não é do que a evolução natural de um caminho sem retorno iniciado com o VAR. É uma medida que defende os árbitros, mas, sobretudo, um futebol cada vez mais transparente", congratularam-se os lisboetas, em comunicado no seu site.
A FIFA e o International Board (IFAB) deram o aval ao Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para avançar com a resolução, que vai permitir uma melhor compreensão das decisões, com a comunicação a fazer-se através do sistema sonoro.
Os 'leões' destacaram o "mérito do trabalho" do CA da FPF e lembram que "a verdade desportiva nunca será possível sem uma arbitragem qualificada, livre, transparente e independente".
Nenhuma das partes clarificou ainda a partir de quando é que esta decisão vai ser aplicada de facto.
Desde setembro de 2023, as comunicações entre árbitros e videoárbitros (VAR) dos jogos da Primeira Liga passaram a ser feitas através de um programa televisivo mensal.