Desporto

Mercado de transferências em Portugal: Sporting, Benfica e FC Porto "à caça" de reforços

Fala-se de saídas e entradas nos três primeiros classificados da Primeira Liga. Mas existem ainda muitas dúvidas e poucas certezas. Saiba dos "burburinhos" para este mercado.

Gonçalo Giestas

O mercado de transferências no futebol português abre esta quarta-feira e com ela regressam os rumores.

Do Brasil chega a notícia de que o Benfica está a prepara-se para fazer uma proposta entre os 15 e os 20 milhões de euros por Marcos Leonardo, avançado do Santos.

Foi o melhor marcador do clube no último ano e com a descida de de divisão, o Benfica acredita que convencer o jogador é a parte mais simples. O Santos é que não vai libertar o jogador facilmente.

Com o mercado aberto, alguns ajustes podem ser feitos.

No FC Porto, a contratação de um defesa central é uma forte possibilidade. Para já a única certeza é a saída de Fran Navarro por empréstimo, com opção de compra.

No Sporting, Rúben Amorim já reforçou a ideia de que as ausências de janeiro nos campeonatos africano e asiático não vão ser motivo para ir ao mercado.

Nas saídas é que o cenário já é diferente. Gonçalo Inácio continua a ser falado com insistência por parte da imprensa inglesa, como possível reforço do Arsenal ou do Liverpool. 60 milhões de euros da cláusula de rescisão é o valor mínimo que o clube aceita.

O mesmo acontece com o avançado Victor Gyökeres.

Avaliado pelo clube em 100 milhões de euros, tem tido impacto suficiente para chamar a atenção de clubes mais poderosos financeiramente. Para já o clube confia que o jogador vai continuar.

Futebol “lá fora”

No estrangeiro o mercado também promete oferecer algumas novidades e a maior dúvida é a situação de Kylian Mbappé, no PSG. Está em fim de contrato e livre para assinar por qualquer clube. O futuro é uma incógnita até para o treinador.

Outra das grandes dúvidas do mercado é a situação de João Palhinha. O médio português foi o protagonista do maior drama no último dia do mercado de verão. Esteve me Munique, nas instalações do Bayern.

Tirou fotografias com a camisola do clube e a transferência acabou cancelada pelo Fulham, porque não encontrou substituto em tempo útil. Agora Palhinha continua a ser cobiçado, não só pelo Bayern como por clubes em Inglaterra. Chelsea e Manchester City são os clubes associados ao jogador.

Últimas