A semana começou com o sorteio do play-off de acesso à fase a eliminar da Liga Europa, que coloca frente a frente os segundos classificados da fase de grupos com os emblemas que ficaram em terceiro lugar nos respetivos agrupamentos da Liga dos Campeões.
Pelas 12:00, uma hora depois do início do sorteio da Champions, arrancou a cerimónia, em Nyon, na Suíça. Cerca de 15 minutos depois, ficaram decididos os seguintes duelos:
- Feyenoord - AS Roma
- AC Milan - Rennes
- Lens - Friburgo
- Young Boys - Sporting
- Benfica - Toulouse
- SC Braga - Qarabag
- Galatasaray - Sparta de Praga
- Shaktar Donetsk - Marselha
Assim sendo, os “leões” defrontam os suíços do Young Boys e o primeiro encontro será fora de portas.
Os “encarnados” discutem com os Toulouse uma vaga na próxima fase, sendo que o primeiro dos dois encontros acontece no Estádio da Luz.
Já o conjunto minhoto procurar superiorizar-se ao Qarabag, do Azerbaijão. Primeiro, em casa e só depois no estádio dos oponentes.
A final da Liga Europa será discutida na Dublin Arena, na República da Irlanda, a 22 de maio de 2024.
Play-off arranca em fevereiro
O Sporting terminou a primeira fase da competição atrás dos italianos da Atalanta, pelo que terá de cumprir um teste duplo para garantir presença nos oitavos de final. O adversário dos “leões” é uma das oito equipas que caíram da Champions - à exceção de Benfica e SC Braga, dado que nesta fase não pode haver confrontos nacionais.
A primeira mão do play-off joga-se a 15 de fevereiro de 2024 e a segunda a 22 de fevereiro. Já os oitavos de final arrancam a 7 de março, com os segundos encontros a serem disputados no dia 14 do mesmo mês.
Benfica e SC Braga trocaram - para seu desagrado - a Champions pela Liga Europa e procuram agora um lugar nos “oitavos”, mas para isso têm de superar o primeiro desafio: o play-off.