Desporto

Abel Ferreira a horas do bicampeonato: só uma reviravolta improvável evita o título do Palmeiras

O Palmeiras chegou a estar a 14 pontos do líder. Agora, entra na última jornada com mais de 99% de probabilidades de levantar o troféu. O iminente bicampeonato representará mais um feito histórico (e inédito) do treinador português.

Abel Ferreira
Ricardo Moreira

Daniel Pascoal

“Neste momento não somos campeões”. Palavras de Abel Ferreira, depois da vitória contra o Fluminense, por 1-0, na penúltima jornada da Liga brasileira. Tem razão o treinador português, que não pode cantar vitória antes da hora. Mas a verdade é que uma mão já está no troféu. O Palmeiras tem 99,92% de probabilidades de ser campeão.

A equipa paulista, que a 10 jornadas era 5.º classificado do “Brasileirão”, a 14 pontos do líder Botafogo, deu mais uma prova de resiliência e competência. Os últimos anos foram passados a encher a sala de troféu do clube.

Concretizando-se, esta será a segunda Liga brasileira conquistada desde a chegada do técnico de 44 anos, que junta ao campeonato duas Libertadores, uma Taça, uma SuperTaça, a Recopa Sulamericana e ainda dois campeonatos paulistas.

O 99,92% tem tudo para passar a 100% na madrugada desta quinta-feira, às 00h30 (horário em Portugal continental). O Palmeiras visita o Cruzeiro e, mesmo que perca, tem grandes chances de ser campeão.

O que pode evitar o título?

Primeiro, o Palmeiras tem de perder. Empate ou vitória garante o título do “verdão”, que soma 69 pontos, mais três que Atlético Mineiro e Flamengo.

Num cenário em que a equipa de Abel seja derrotada por 1-0, o Atlético tem de vencer o Bahia por 8-0 para ultrapassar o rival. Para o Flamengo, as contas são ainda mais complicadas - a diferença é, neste momento, de 16 golos.

Portanto, tudo leva a crer que o Palmeiras vai ser bicampeão, um feito que nenhum outro treinador estrangeiro alcançou no Brasil.

Últimas