“Neste momento não somos campeões”. Palavras de Abel Ferreira, depois da vitória contra o Fluminense, por 1-0, na penúltima jornada da Liga brasileira. Tem razão o treinador português, que não pode cantar vitória antes da hora. Mas a verdade é que uma mão já está no troféu. O Palmeiras tem 99,92% de probabilidades de ser campeão.
A equipa paulista, que a 10 jornadas era 5.º classificado do “Brasileirão”, a 14 pontos do líder Botafogo, deu mais uma prova de resiliência e competência. Os últimos anos foram passados a encher a sala de troféu do clube.
Concretizando-se, esta será a segunda Liga brasileira conquistada desde a chegada do técnico de 44 anos, que junta ao campeonato duas Libertadores, uma Taça, uma SuperTaça, a Recopa Sulamericana e ainda dois campeonatos paulistas.
O 99,92% tem tudo para passar a 100% na madrugada desta quinta-feira, às 00h30 (horário em Portugal continental). O Palmeiras visita o Cruzeiro e, mesmo que perca, tem grandes chances de ser campeão.
O que pode evitar o título?
Primeiro, o Palmeiras tem de perder. Empate ou vitória garante o título do “verdão”, que soma 69 pontos, mais três que Atlético Mineiro e Flamengo.
Num cenário em que a equipa de Abel seja derrotada por 1-0, o Atlético tem de vencer o Bahia por 8-0 para ultrapassar o rival. Para o Flamengo, as contas são ainda mais complicadas - a diferença é, neste momento, de 16 golos.
Portanto, tudo leva a crer que o Palmeiras vai ser bicampeão, um feito que nenhum outro treinador estrangeiro alcançou no Brasil.