Mariana Rocha Assis foi vítima da má (e, neste caso, criminosa) utilização das novas tecnologias. “Um inferno emocional”, considerou a surfista portuguesa, de 26 anos, que foi chantageada por um hacker com fotos geradas por Inteligência Artificial em que aparece nua. A atleta teve a coragem de denunciar o caso.
Tudo começou a 17 de novembro. “Recebi de um número desconhecido as ‘minhas’ fotos nua. Digo ‘minhas’ porque não sou eu nas fotos. São geradas por IA e tenho de o dizer, juro que parecem reais", contou a surfista, que publicou um comunicado em inglês nas redes sociais.
“Esta pessoa pediu-me 5.000 euros. Tinha até ao dia de hoje para lhe mandar o dinheiro e não o fiz. Ele disse-me que ia enviar as fotos para a minha família, amigos, patrocinadores e para os meus clientes no hotel”, afirmou Mariana, que revelou ainda algumas das mensagens que recebeu.
“Políticos do mundo, façam alguma coisa”
A decisão de denunciar o caso, tornando-o público, passou pela consciência de que “há mais vítimas a sofrer com esse novo tipo de assédio”.
“Por isso, cuidado. Porque estes malditos hackers estão a destruir vidas e sonhos. (…) Por muito que acredite que a Inteligência Artificial tenha coisas boas, é assustador ver para onde vamos. Por favor, políticos do mundo, façam alguma coisa. Estamos a encaminhar-nos par um sítio muito assustador”.