Desporto

Futebol e futsal nacional exaltados na Gala das Campeãs: veja todos os prémios

A cerimónia contou com os presidentes de Benfica e Sporting, o presidente da FPF e o secretário de Estado do Desporto, enquanto Marcelo Rebelo de Sousa e Cristiano Ronaldo enviaram mensagens de vídeo. As "águias” dominaram as premiações.

Seleção feminina
FPF

Daniel Pascoal

É mais um passo assinalável na afirmação do futebol e futsal feminino no panorama nacional. A primeira edição da Gala das Campeãs, organizada pelo jornal Record, homenageou esta segunda-feira diversas jogadoras e clubes que têm assumido um papel importante na evolução do desporto.

A cerimónia no Casino do Estoril contou com os presidentes de Benfica e Sporting, Rui Costa e Frederico Varandas, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia. Marcelo Rebelo de Sousa e Cristiano Ronaldo enviaram mensagens de vídeo.

O Benfica dominou a premiação, com a melhor jogadora e treinador(a), tanto no futebol como no futsal.

Todos os prémios

Futebol

Revelação: Kika Nazareth (Benfica)
Melhor treinador (a): Filipa Patrão (Benfica)
Melhor jogadora: Cloé Lacasse (Benfica)

Futsal

Revelação: Matilde Cristo (Sporting)
Melhor treinador (a): Alexandre Pinto (Benfica)
Melhor jogadora: Janice Silva (Benfica)

Mérito: Académico de Viseu, Sporting e Benfica

Carreira: Alfredina Silva, Carla Couta e Sandra Bastos

Prémio Inspiração: Seleção Nacional de futebol feminino

A equipa ideal

Futebol: Hannah Seabert (Sporting); Ana Borges (Sporting), Carole Costa (Benfica) e Laís Araújo (Famalicão/Benfica); Catarina Amado (Benfica), Andreia Norton (Benfica), Marie Alidou (Famalicão/Benfica) e Lúcia Alves (Benfica); Kika Nazareth (Benfica), Telma Encarnação (Marítimo) e Cloé Lacasse (Benfica)

Futsal: Ana Catarina (Benfica), Inês Fernandes (Benfica), Dinha (Santa Luzia), Cátia Morgado (Nun'Álvares) e Janice Silva (Benfica)

“Deram um salto sem precedentes”

Grande parte dos discursos foram de exaltação à Seleção Nacional, que este ano disputou pela primeira vez um Mundial e fez o país sonhar com um apuramento para os “oitavos” que só uma bola no poste impediu, num jogo contra os Estados Unidos que fica para a história.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez-se presente na Gala através de uma mensagem de vídeo, em que exaltou a equipa lusa.

"No desporto, alguns setores são ou eram relativamente fechados. Vocês abriram as portas, escancaram as portas. O salto que foi dado em termos de internacionalização foi um salto sem precedentes".

Frederico Varandas, presidente do Sporting, disse estar “muito feliz pelo crescimento do futebol feminino” e garantiu que os leões vão continuar “a apostar de forma sustentada na modalidade.

Já Rui Costa, líder do Benfica, frisou que esta “é uma aposta ganha e uma aposta para continuar”.

Últimas