O Benfica perdeu na visita ao Boavista, na noite desta segunda-feira, por 3-2 na primeira jornada da Primeira Liga. Di Maria e Rafa marcaram para as “águias” e Boženík (2x) e Bruno Lourenço marcaram do lado dos visitados.
Os campeões nacionais entraram melhor na partida, com o argentino Ángel Di María a inaugurar o marcador aos 22 minutos.
Na segunda parte Boženík restabeleceu a igualdade aos 55 minutos de livre direto. Aos 75, Rafa de cabeça voltou a colocar as “águias” novamente na frente.
Mas o “balde de água fria” para o lado encarnado viria a chegar nos últimos minutos da partida. Bruno Lourenço de grande penalidade faz o 2-2, após falta de António Silva dentro de área.
Áos 90+13, uma arrancada ainda no meio campo de Boženík deu a vitória ao Boavista e gelou os adeptos benfiquistas presentes nas bancada dos Bessa.
Petar Musa viu cartão vermelho direto aos 50 minutos após atingir Abascal com violência. Aos 90+11, Bruno Lourenço viu igualmente a mesma cartolina por pisar Florentino.
Neste último encontro da primeira jornada, o Boavista foi a nona equipa a vencer na primeira ronda, que não registou qualquer empate.
As declarações dos treinadores no final do encontro
Petit (treinador do Boavista): “É claro que é positivo vencer ao campeão nacional, conquistar três pontos. É o primeiro jogo da época. Só podemos controlar o nosso processo de treino, a nossa evolução enquanto jogador individual dia após dia. Nós nunca nos agarramos às dificuldades, mas ao que podemos melhorar nos jogadores. Isto é uma prova. Mas isto é uma maratona de jogos ainda temos muito campeonato pela frente. Estamos aqui há seis semanas e temos algumas dificuldades no nosso dia a dia. Vamos ultrapassando com alegria e com paixão e apresentando o que fizeram hoje. A nossa reação de estar a perder 1-0 e conseguir fazer o empate foi mais forte. O Benfica reagiu. Depois, às vezes não é fácil jogar com mais um. Mas conseguimos reagir fazer o 2-2. Acho que é uma vitória justa e merecida por aquilo que eles fizeram num ambiente fantástico.”
Roger Schmidt (treinador do Benfica): “Esperávamos um jogo difícil. O adversário estava muito motivado, sobretudo no inicio, com muitas faltas e não houve muito futebol no campo, mas marcámos. Na segunda parte, tivemos o vermelho no começo e depois foi uma tarefa diferente. Depois numa bola longa, houve um desentendimento na defesa e aconteceu o penálti. Estávamos desiludidos com um ponto, mas isto pode acontecer no futebol. Estamos desapontados com o resultado, mas não com a exibição. Depois do vermelho, mostrámos muito boa atitude, acreditámos em nós, jogámos bom futebol, pressionámos alto, isso é algo que aprecio. Pelo que vi, o Musa foi bem expulso. Não houve excesso de confiança. Temos muita confiança, já jogámos muitos jogos e sabemos que podemos ir a qualquer lado e lutar pela vitória. Mostrámos isso na época passada e esta época. Ter confiança é bom.”
[Artigo atualizado às 00:32]