O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu este domingo o Grande Prémio da Áustria de Fórmula 1, a nona corrida da temporada, e reforçou ainda mais a liderança do Mundial de pilotos.
O neerlandês cumpriu as 71 voltas ao traçado do circuito de Spielberg em 01:25.33 horas, batendo por 5,155 segundos o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), segundo classificado, enquanto o mexicano Sérgio Pérez (Red Bull) foi terceiro, a 17,188 do vencedor.
Verstappen alcançou a sétima vitória em nove provas já realizadas este ano.
A correr 'em casa', na pista patrocinada pela sua equipa, a Red Bull, o líder destacadíssimo do Mundial de pilotos só perdeu por momentos o primeiro lugar quando foi às 'boxes', na 24.ª volta. Passadas 10 voltas estava de novo na frente, para assegurar a sétima vitória em nove grandes prémios, este ano.
Excelente prova, também, de Pérez, que partiu do 15.º lugar da grelha inicial para recuperar sucessivas posições, paulatinamente. O segundo piloto da Red Bull continua a fazer um campeonato muito positivo, tendo triunfado nas duas vezes em que Verstappen não ganhou, na Arábia Saudita e no Azerbaijão.
O fim de semana foi 'perfeito' para Verstappen, com 'pole position', vitória na corrida sprint e agora o Grande Prémio, passando a ser recordista de sucessos no circuito, com quatro.
Tudo lhe corre bem, neste momento, com cinco vitórias consecutivas, avançando a 'passos largos' para o terceiro cetro mundial.
O melhor dos 'mortais' foi Leclerc, que aqui fez o melhor resultado da temporada para a Ferrari - mas sem nunca 'beliscar' o domínio de 'Mad Max'.
Verstappen passa a ser recordista isolado de vitórias no Grande Prémio da Áustria, desempatando do francês Alain Prost. A essa série junta, no mesmo circuito, o sucesso no Grande Prémio da Estíria de 2021, uma prova que serviu para mitigar nesse ano os cancelamentos devidos à pandemia de Covid-19.
Entretanto, foi revelado que o Grande Prémio da Áustria renova a ligação ao campeonato até 2030.