O tenista sérvio Novak Djokovic viu, esta segunda-feira, confirmado o regresso ao topo do ranking mundial, um dia depois de ter vencido Roland Garros, tornando-se o primeiro homem a vencer 23 torneios do Grand Slam.
'Nole', que ultrapassou o espanhol Rafael Nadal com o 23.º 'major', subiu do terceiro posto para o primeiro da hierarquia, superando espanhol Carlos Alcaraz (segundo) e o russo Daniil Medvedev (terceiro).
O norueguês Casper Ruud, finalista em Paris e vencedor do Estoril Open, manteve-se na quarta posição do ranking ATP.
Rafael Nadal, que falhou Roland Garros devido a lesão, caiu 121 lugares para o 136.º posto, deixando o top 100 pela primeira vez desde abril de 2003.
Entre os portugueses, Nuno Borges mantém-se como o melhor, ao subir a 73.º, com Frederico Silva a reentrar no top 200, ocupando atualmente a 188.ª posição.
João Sousa saiu do top 300 da hierarquia mundial pela primeira vez desde 9 de agosto de 2010, ao cair para 309.º, depois de ter registado nove derrotas consecutivas, contabilizando torneios challenger e qualificações.
A polaca Iga Swiatek, que também venceu Roland Garros, manteve-se no topo do ranking feminino, seguida da bielorrussa Aryna Sabalenka e da cazaque Elena Rybakina.
A brasileira Beatriz Haddad Maia, que chegou às meias-finais em Paris, subiu ao 10.º, entrando pela primeira vez no top 10, enquanto a checa Karolina Muchova, finalista do 'major' francês, ascendeu 27 postos, para 16.ª.