O Conselho de Disciplina de Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou um processo disciplinar ao treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, e ao adjunto do Casa Pia, Vasco Matos, devido aos incidentes após o encontro entre as duas equipas.
Em comunicado divulgado esta quinta-feira no site oficial da FPF, o organismo disciplinar anunciou também que instaurou um processo à equipa de arbitragem dessa partida da 32.ª jornada da I Liga, liderada por Manuel Oliveira, e aos delegados nomeados para o jogo.
O Conselho de Disciplina da FPF justificou a abertura dos processos disciplinares devido aos "factos ocorridos não descritos nos relatórios oficiais de jogo".
"O processo foi enviado, dia 18 de maio de 2023, à Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, ficando excluída a publicidade até ao fim da instrução", lê-se no comunicado.
De acordo com o mapa de castigos, também esta quinta-feira divulgado, Luís Gonçalves, administrador da SAD do FC Porto, também é alvo de um processo disciplinar, além de ter de pagar uma multa de 1.530 euros, depois de ter respondido a uma provocação de um membro do banco contrário.
Num encontro que decorreu no Estádio do Dragão e que o FC Porto venceu por 2-1, elementos dos bancos dos 'dragões' e do Casa Pia envolveram-se em confrontos após o apito final em pleno relvado, de acordo com as imagens televisivas do encontro.
O mesmo mapa de castigos confirma o castigo de um jogo ao guarda-redes Antonio Adán, que assim falha o encontro do Sporting com o Benfica, da 33.ª jornada.
O treinador do Boavista, Petit, foi suspenso por um jogo, depois de ter sido expulso na derrota frente ao Gil Vicente (3-1), na ronda anterior.