Desporto

FC Porto campeão: Sérgio Conceição entra no lote de treinadores que conquistaram três campeonatos

Conceição entra no lote composto por 13 treinadores.

Na sua quinta época consecutiva no comando do FC Porto, Sérgio Conceição juntou-se, este sábado, a um restrito lote de treinadores, composto por Artur Jorge e Jesualdo Ferreira, que conseguiram conquistar três campeonatos ao serviço dos “dragões”.

Depois de vencer a prova em 2017/18 e 2019/20, o técnico natural de Coimbra, de 47 anos, igualou, com a conquista desta época, os feitos de Artur Jorge, que na passagem pelo FC Porto venceu o título em 1984/85, 1985/86 e 1989/90, e de Jesualdo Ferreira, que se sagrou campeão pelos “azuis e brancos” em 2009/10, 2013/14 e 2014/15.

CONCEIÇÃO NO LOTE DE TREINADORES QUE VENCERAM TRÊS CAMPEONATOS

Além de entrar neste ilustre grupo do clube da Invicta, Conceição passa também a integrar a lista de apenas 13 técnicos que, somando passagens por outros emblemas, venceram por três vezes o campeonato nacional.

Desse grupo já faziam parte os húngaros Lipo Hertzka, Jozef Szabo, Janos Biri e Béla Guttmann, os ingleses Jimmy Hagan e Randolph Galloway, o chileno Fernando Riera e sueco Sven-Goran Eriksson, além dos portugueses Artur Jorge, Jesualdo Ferreira, Jorge Jesus e Rui Vitória.

O recordista de triunfos continua a ser o brasileiro Otto Glória, com seis títulos, quatro no comando técnico do Benfica (1954/55, 1956/57, 1967/68 e 1968/69) e dois no do Sporting (1961/62 e 1965/66).

“NÚMEROS E RECORDES DE NADA SERVEM SE NÃO FOREM TRADUZIDOS EM TÍTULOS”

Sempre que foi confrontado com estes registos, e a possibilidade de entrar na história do clube e do campeonato, Sérgio Conceição demonstrou simpatia e orgulho pelas marcas pessoais, mas foi sempre lembrando que “os números e os recordes de nada servem se não forem traduzidos em títulos”.

“Os adeptos não vão para os Aliados festejar um recorde do Sérgio Conceição, eles querem lá saber. Querem é ganhar o campeonato, e é assim que penso e não estou com falsa modéstia”, apontou o técnico dos “dragões”.

SÉRGIO CONCEIÇÃO TEM CONTRATO ATÉ 2024

Conceição, que no final da época passada renovou o seu vínculo com o FC Porto até 30 de junho de 2024, depois de ter sido alvo do interesse de clubes italianos, é o primeiro treinador na era do presidente Pinto da Costa a cumprir mais do que quatro temporadas consecutivas no banco “azul e branco”.

No cargo, Conceição venceu três edições da I Liga, uma Taça de Portugal e duas Supertaças, a que se junta os sucessos conquistados como jogador do FC Porto.

O treinador, que levou a equipa ao recorde nacional de 58 jogos consecutivos sem perder no campeonato, teve uma época relativamente tranquila, mas não escapou a um castigo de 15 dias, em dezembro de 2021, por uma reação ao jogo com a Belenenses SAD, da época anterior.

O “escudeiro” e adjunto Vítor Bruno assumiu o comando da equipa nesse período, mas, mesmo sem estar junto ao relvado, Sérgio Conceição conseguiu que a sua equipa se isolasse à 17.ª jornada, consolidando-a até consumar a conquista do 30.º título de campeão nacional do FC Porto.

SAIBA MAIS

Últimas