Ticha Penicheiro é uma referência mundial do basquetebol feminino e foi agora homenageada na terra natal, a Figueira da Foz.
Pode parecer estranho dezenas de pessoas estarem juntas a um domingo à tarde num campo de basquetebol de rua, no meio de prédios na Figueira da Foz.
A requalificação do espaço explica a enchente, mas sobretudo aconteceu porque este é um lugar único. Foi nesse campo que o nome mais internacional do basquetebol português, Ticha Penicheiro, começou a fazer os primeiros lançamentos.
A antiga campeã da WNBA - a liga norte-americana de basquetebol feminino - não foi a única a ter a escola do campo das traseiras. Além de outros jogadores importantes, também o mais internacional pela seleção, José Costa, por aqui lançou ao cesto.
Mas, com cerca de 40 anos, o campo das traseiras quase se perdeu para a memória na última década. Até que um apaixonado pelo desporto resolveu começar o caminho para proteger o espaço.
Agora, autarquia e Federação Portuguesa de Basquetebol juntaram-se para que o campo continue a criar campeões, não só com novas tabelas, mas também com uma obra de arte de rua, que homenageia a atleta.
- Ticha Penicheiro distinguida como Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique
- Ticha Penicheiro com "sentimento muito surreal" por integrar o "Hall of Fame" da WNBA
- Ticha Penicheiro entre as 20 melhores jogadoras dos primeiros 20 anos da WNBA
- Ticha Penicheiro recebe menção honrosa em prémio do Comité Olímpico