O legado deixado por Kobe Bryant estende-se para além do basquetebol. De empresas a investimentos, passando ainda centros de treinos ou à vitória de um Óscar, a carreira não se ficou pela NBA.
Antes mesmo de sair da liga profissional de basquetebol, Bryant apostou no mundo dos negócios, em 2013, ao fundar a empresa de investimento Bryant Stibel, juntamente com Jeff Stibel.
Segundo a CNN, a empresa tem agora mais de 1,8 mil milhões de euros em ativos, com investimentos em dezenas de empresas de tecnologia ou comunicação, como a Dell, Alibaba ou Epic Games, o criador do jogo Fortnite.
Bryant fez também milhões de euros ao investir na bebida energética Body Armor, que aumentou o valor em 2018 ao vender parte das ações à Coca Cola.
Em 2016, fundou a Granity Studios, uma empresa de comunicação focada em "storytelling" sobre desporto. Foi através desta empresa que o basquetebolista escreveu e narrou a curta "Dear Basketball", que venceu o Óscar de melhor curta-metragem de animação, em 2018.
A parceria com a Nike também lhe rendeu milhões de euros, com várias linhas de vestuário e calçado lançadas ao longo de vários anos. O primeiro contrato assinado pelas duas partes aconteceu em 2003.
Em 2017, juntou-se à Nike e ao Clube Los Angeles Boys and Girls para lançar uma liga juvenil de basquetebol, chamada "Mamba League", o que permitiu centenas de crianças e jovens terem acesso grátis ao desporto.
Mais tarde, criou a Academia de Desporto Mamba para ajudar atletas de todos os níveis, de vários desportos diferentes, com os treinos e estilos de vida.
Kobe Bryant estava a caminho de um jogo na academia, no domingo, quando o helicóptero no qual seguia caiu, em Calabasas, Los Angeles, vitimando outras oito pessoas, entre elas a sua filha Gianna, de 13 anos.
O basquetebolista, conhecido como Black Mamba chegou à NBA aos 17 anos e jogou durante de 20 anos nos Los Angeles Lakers, tendo conquistado cinco títulos da NBA e duas medalhas de ouro olímpicos (Pequim2008 e Londres2012). É um dos únicos sete atletas que ultrapassaram a marca dos 30.000 pontos na carreia.
Veja também:
- Shaquille O'Neal em lágrimas ao falar do "irmão mais novo" Kobe Bryant
- Recuperados últimos seis corpos do acidente que vitimou Kobe Bryant
- Novak Djokovic emociona-se ao recordar o amigo Kobe Bryant
- Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro que estava a escrever com Kobe Bryant
- Jornalista norte-americana suspensa após publicação sobre Kobe Bryant
- Divulgada comunicação entre piloto do helicóptero de Kobe Bryant e torre de controlo