Os 'encarnados', colocaram-se em boa posição para regressar ao Jamor três temporadas depois, com uma vitória em casa do Estoril-Praia, por 2-1, recebendo os 'canarinhos' na quarta-feira.
O grego Mitroglou foi a grande figura do encontro da Amoreira, ao marcar os dois golos dos 'encarnados', aos 36 e 89 minutos, sendo que o Estoril-Praia ainda empatou pelo brasileiro Kléber, aos 41 minutos, na marcação de uma grande penalidade.
Com apenas três triunfos em 29 jogos no terreno do Benfica -- nas longínquas décadas de 40 e 50 do século passado, o Vitória de Guimarães perdeu nas três visitas às 'águias' para a Taça de Portugal, sendo sido sempre goleados.
O Benfica tem 25 Taças de Portugal, enquanto o Estoril-Praia apenas por uma vez chegou à final, em 1944, quando foi goleado pelos 'encarnados', por 8-0.
Os 'encarnados' chegam a este encontro depois de terem empatado em casa com o FC Porto (1-1), na 27.ª jornada da I Liga, mantendo um ponto de avanço sobre os 'dragões'.
Vencedor em 2012/13 e cinco vezes finalista vencido, o Vitória de Guimarães ficou mais perto de regressar à final da Taça de Portugal, depois de vencer em casa o Desportivo de Chaves, por 2-0, com dois golos de Hernâni aos 10 e 77 minutos.
Lusa