Desporto

Agência Mundial Antidopagem repudia acusações de "manipulação" de Moscovo

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) de repudiou hoje as acusações de "manipulação" que lhe foram dirigidas pela Rússia, lembrando que Moscovo permanece em incumprimento relativamente às normas mundiais antidoping.

"A bola continua do lado da Agência Mundial Antidopagem Russa [RUSADA], no sentido de as reformas necessárias serem adotadas para assegurar que a agência seja imune a interferências externas e adote uma verdadeira cultura antidoping", declarou a porta-voz da AMA Maggie Durand, salientando que a organização é "transparente e neutral".

Quarta-feira, o presidente do Comité Olímpico da Rússia (ROC), Alexandre Joukov, acusou a AMA de não ter "comportamentos transparentes" e de ser "um instrumento de manipulação de natureza política".

As acusações de Joukov foram feitas em comunicado, dois dias depois de o presidente do ROC ter falado em Lausana, Suíça, perante responsáveis do Comité Olímpico Internacional (COI), para falar sobre o doping no país e a suspensão da RUSADA.

Joukov explicou que a suspensão da RUSADA e do seu laboratório coloca em causa a participação dos atletas russos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2018, a realizar em Pyeongchang, no Coreia do Sul.

De acordo com o relatório Mclaren, divulgado em julho deste ano e contestado por Moscovo, a Rússia promoveu um esquema de doping de Estado, acusação que levou à exclusão de 118 dos 389 atletas que faziam parte da lista original do país para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Lusa

Últimas