O anúncio foi feito no site oficial de Cruyff:
"A 24 de março de 2016, Johan Cruyff (68) morreu em paz, em Barcelona, rodeado pela sua família e depois de uma dura luta contra o cancro. É com muita tristeza que pedimos respeito pela privacidade da família no decorrer do seu luto."
Com cancro no pulmão, a doença terá sido diagnosticada em outubro do ano passado.
Hendrik Johannes Cruijff foi operado ao coração em 1991 e desde então deixou de fumar e protagonizou uma campanha antitabágica.
"Na minha vida tive dois grandes vícios: fumar e jogar futebol. O futebol deu-me quase tudo na vida, ao contrário, fumar quase a tirou", era o lema da campanha protagonizada por Cruyff.
Na sua luta para deixar de fumar, Cruyff substituiu os cigarros por chupa-chupas, quando era técnico do FC Barcelona, clube que orientou entre 1988 e 1996.
Como jogador, Johan Cruyff evidenciou-se ao serviço de Ajax e seleção holandesa, tendo representado também os espanhóis do FC Barcelona e do Levante, e os norte-americanos LA Aztecs e Washington Diplomats.
Johan Cruyff iniciou a carreira de treinador em 1996 no Ajax, transferindo-se depois para o FC Barcelona, que orientou durante oito temporadas. Terminou a carreira de em 2012, depois de ter treinado durante quatro épocas a seleção da Catalunha.
Última atualização às 12:51/Com Lusa