"Demitiram-se os quatro dirigentes da RUSADA [incluindo o diretor geral, Ramil Khabriev, e o seu número dois, Nikita Kamaïev]", revelou à AFP uma porta-voz da agência, indicando que Anna Antseliovitch é a nova diretora interina.
A 13 de novembro, a Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF) tinha suspendido provisoriamente a Rússia por uso generalizado de substâncias proibidas, que um relatório elaborado por uma comissão de inquérito independente da Agência Mundial Antidopagem (AMA) denunciou ter apoio estatal.
A comissão independente da AMA recomendou a suspensão da federação russa, por práticas de doping, bem como a retirada da acreditação à RUSADA, cujo diretor foi responsável pela destruição de 1.417 amostras consideradas suspeitas de práticas dopantes.
O documento elaborado pela comissão acusava também, entre outras coisas, os serviços secretos russos de intimidação dos responsáveis pela análise de amostras recolhidas nos Jogos Olímpicos Sochi2014 e recomendava, igualmente, a irradiação de cinco atletas e cinco treinadores.
De acordo com uma nota publicada na página da RUSADA, Ramil Khabriev demitiu-se a 10 de dezembro, dia em que uma equipa de especialistas da AMA começou a trabalhar em Moscovo com o intuito de ajudar a Rússia a reformar as suas práticas antidopagem.
Khabriev, que dirigia, igualmente, o Instituto Nacional de saúde pública, agradeceu aos funcionários da agência pela "cooperação frutuosa" e desejou-lhes paciência.
Os outros três dirigentes apresentaram a demissão antes da do diretor geral.
Lusa