Os dois grandes do futebol português são os primeiros a entrar em ação na Taça de Portugal e a tentarem o apuramento para as meias-finais. Eliminatória, disputada a duas mãos, na qual se poderão defrontar caso vençam os respetivos jogos dos quartos de final.
Os dragões encontram o Estoril num momento menos bom da equipa, depois de ter perdido sábado na visita aos Barreiros (1-0), naquela que foi a terceira derrota para o campeonato, o que não acontecia desde a época de 2009/10.
Num momento em que está suspensa a decisão do FC Porto disputar as meias-finais da Taça da Liga, e com a equipa ainda em todas as frentes (Taça, Campeonato e Liga Europa), a receção ao Estoril é uma oportunidade de reabilitação dos azuis e brancos.
Os canarinhos, que ainda ocupam o quarto lugar da Liga, atravessam uma crise de resultados, no campeonato vão em quatro empates consecutivos. Durante esta série, apenas venceram a 25 de janeiro para a Taça da Liga, em Aveiro frente ao Beira-Mar, num jogo que serviu apenas para cumprir calendário.
O FC Porto chega a esta fase depois de ter eliminado o Trofense (1-0), o Vitória de Guimarães (0-2) e o Atlético (6-0), enquanto o Estoril derrotou o Moreirense por duas bolas a zero, o Famalicão por uma bola, após prolongamento e o Leixões (1-5).
Um pouco antes do jogo no Estádio do Dragão entra em campo o Benfica, finalista vencido da prova na última temporada e que tentará valer o seu favoritismo no Estádio Municipal 25 de Abril, frente ao Penafiel.
A equipa de Jorge Jesus vem também de um resultado desfavorável, empate para o campeonato em Barcelos a uma bola, e tem jogo da Taça quatro dias antes do importante dérbi com o Sporting, na Luz, que coloca em discussão a liderança da Liga.
O técnico benfiquista poderá efetuar algumas mexidas na equipa, embora tenha pela frente um dos líderes da II Liga, a par de FC Porto B e Moreirense. A Taça de Portugal tem sido desde sempre um dos objetivos do técnico, que nunca a venceu.
Na caminhada até aos quartos de final, o Benfica eliminou o Cinfães (0-1), o Gil Vicente (5-0) e o Sporting (4-3 após prolongamento), enquanto o Penafiel deixou pelo caminho o Marítimo (2-3), Ribeirão (0-2), Operário (4-2) e Tirsense (2-1).
Na quinta-feira entram em campo Rio Ave e Académica às 19h:00 e o Sporting de Braga e o Desportivo das Aves às 21h:00. As quatro equipas a procuram também um lugar nas meias-finais, sabendo que não cruzam com os candidatos FC Porto e Benfica.
Em Vila do Conde, defrontam-se duas equipas muito próximas na Liga, separadas apenas por um ponto, o Rio Ave é oitavo classificado e Académica ocupa a 9ª posição, num jogo que se antevê muito equilibrado.
Na luta pelas meias-finais estará também o Sporting de Braga, que vem de uma derrota no Restelo para o campeonato, mas que é favorito na Pedreira frente ao Desportivo das Aves, a segunda equipa do escalão secundário ainda em prova.
LUSA