O FC Porto vai receber o Estoril-Praia e o Benfica visitará o Penafiel nos quartos-de-final da Taça de Portugal, assim ditou o sorteio realizado hoje na sede da Federação Portuguesa de Futebol.
FC Porto e Estoril já se encontraram na presente temporada. Num jogo que ficou marcado pela polémica fora das quatro linhas, as duas equipas empataram a dois golos, com Licá e Jackson Martínez a "faturarem" para os "azuis e brancos", enquanto Evandro e Luís Leal marcaram para a equipa estorilista. As duas equipas já se defrontaram por quatro vezes em eliminatórias da Taça de Portugal no Estádio do Dragão (antigo Estádio das Antas), com um balanço de duas vitórias para o FC Porto, um empate e uma vitória para o Estoril. O FC Porto tem no seu palmarés 16 Taças de Portugal, enquanto o Estoril nunca conquistou a prova.
Penafiel e Benfica só por uma vez se encontraram a Norte numa eliminatória da Taça de Portugal. Foi na época de 1985/86. Na altura, registou-se um empate a zero. Na 2ª mão, no Estádio da Luz, o Benfica acabou por derrotar os penafidelenses por 4-1. O Benfica já conquistou a prova por 24 vezes, enquanto o Penafiel procura o primeiro troféu.
Nos outros dois jogos dos quartos-de-final, defrontam-se em Vila do Conde os primodivisionários Rio Ave e Académica, enquanto o Sporting de Braga receberá o Desportivo das Aves, da 2ª Liga.
Rio Ave e Académica já se defrontaram em Vila do Conde a contar para a Taça de Portugal. Foi na 5ª eliminatória da época 2004/2005. A equipa de Coimbra triunfou por 2-0. Uns anos mais cedo, mais concretamente na temporada 1991/1992, o Sp. Braga recebeu o Desportivo das Aves na 4ª eliminatória da Taça de Portugal, um duelo minhoto que os bracarenses venceram por 3-1.
A Académica conta no seu palmarés duas Taças de Portugal e o Sporting de Braga uma, conquistada em 1966.
Os jogos dos quartos-de-final estão agendados para o dia 5 de fevereiro.
Já é também conhecido o emparelhamento dos encontros das meias-finais da competição. O vencedor do Sp. Braga x D.Aves defrontará o vencedor do Rio Ave x Académica, enquanto o vencedor da elliminatória entre FC Porto e Estoril jogará com o vencedor do encontro entre Penafiel e Benfica, pelo que poderão estar reservados para a próxima fase da competição mais dois clássicos, caso FC Porto e Benfica se apurem. A primeira mão, nessas circunstâncias, seria jogada no Estádio do Dragão, a 26 de março.