Lionel Messi, que já venceu o prémio em 4 ocasiões e é o atual defensor do título, viveu um ano menos produtivo, fruto das consecutivas lesões.
O internacional francês Franck Ribéry conquistou na época passada a Bundesliga (Liga Alemã), a Taça da Alemanha e a Liga dos Campeões pelo Bayern Munique. Ribéry conquistou também o prémio de Melhor Jogador da Europa na temporada 2012/2013.
Cristiano Ronaldo atravessa um dos melhores momentos de forma de toda a carreira. O jogador tem batido consecutivos recordes ao serviço do Real Madrid e foi decisivo no apuramento de Portugal para o Mundial 2014.
Foram também conhecidos os 3 candidatos ao prémio de Melhor Treinador. São eles o ex-treinador do Manchester United, Sir Alex Ferguson, o ex-treinador do Bayern Munqiue, Jupp Heynckes, e o atual treinador do Borussia Dortmund, Jurgen Klopp.
O golo do jogador do Benfica, Nemanja Matic, ao FC Porto, em jogo da Primeira Liga, realizado em janeiro deste ano, está também entre os 3 finalistas para o Prémio Puskas, que elege o melhor golo do ano. Os outros dois golos pertencem ao brasileiro Neymar e ao sueco Zlatan Ibrahimovic.
No futebol feminino, as 3 candidatas ao prémio de Melhor Jogadora do Ano são a alemã Nadine Angerer, a brasileira Marta e a norte-americana Abby Wambach.
Todos os vencedores serão anunciados na gala da FIFA, que se realizará no próximo dia 13 de janeiro, em Zurique (Suíça).